Atualidade

Distritos em alerta devido à chuva, vento e mar agitado

A chuva está de regresso a Portugal, bem como o vento forte e o mar bastante agitado. Muitos distritos – 14 – estão sob aviso amarelo, esta quinta-feira, o terceiro mais grave de uma escala de quatro, devido à previsão de vento forte com rajadas da ordem dos 70 quilómetros/hora, sendo de 90 quilómetros/hora nas terras altas. Oito deles sob o mesmo alerta, mas devido à chuva. Já a agitação marítima, em algumas zonas, elevou o nível de aviso para laranja.

O vento forte far-se-á sentir em Viana do Castelo, Braga, Porto, Vila Real, Aveiro, Viseu, Guarda, Coimbra, Castelo Branco, Leiria, Lisboa, Setúbal, Beja e Faro, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera, entre as 12:00 e as 18:00.

O IPMA emitiu também aviso amarelo para os distritos de Viana do Castelo, Braga, Vila Real, Bragança, Viseu, Aveiro, Guarda e Coimbra devido à previsão de chuva por vezes forte entre as 15:00 e as 21:00 de hoje.

Sob aviso amarelo estão ainda os distritos de Viana do Castelo Braga, Vila Real, Guarda, Viseu, Aveiro, Castelo Branco e Coimbra devido à previsão de queda de neve acima dos 1.400 metros entre as 12h00 e as 18h00 de hoje.

O continente presenciará um céu geralmente muito nublado, períodos de chuva, por vezes forte a partir do início da tarde em especial nas regiões norte e centro, passando gradualmente a regime de aguaceiros e queda de neve acima de 1400/1600 metros, baixando gradualmente a cota para 600/800 metros a partir da tarde.

A previsão aponta ainda para vento moderado de sudoeste, soprando temporariamente forte no litoral oeste com rajadas da ordem dos 70 quilómetros/hora, rodando gradualmente para noroeste a partir da tarde, sendo forte de sudoeste, com rajadas da ordem dos 90 quilómetros/hora nas terras altas.

Está também prevista neblina ou nevoeiro matinal, pequena subida da temperatura mínima nas regiões norte e centro e descida máxima.

Quanto às temperaturas, em Lisboa vão variar entre os 7 e os 14 graus Celsius, no Porto entre 11 e 13, em Bragança entre 0 e 6, em Viseu entre 3 e 8, na Guarda entre 2 e 5, em Castelo Branco entre 4 e 10, em Évora entre 4 e 15, em Beja entre 7 e 16 e em Faro entre 9 e 16.

Já sob aviso laranja estão sete distritos do continente, por causa da previsão de agitação marítima. Os distritos de Porto, Viana do Castelo, Lisboa, Leiria, Aveiro, Coimbra e Braga vão estar sob aviso laranja entre as 18h00 de hoje e as 6h00 de sábado devido à previsão de agitação marítima, prevendo-se ondas de noroeste com 5 a 6 metros.

O IPMA colocou também sob aviso amarelo devido à previsão de agitação marítima os distritos de Viana do Castelo, Porto, Aveiro, Braga, Coimbra, Leiria, Lisboa, Setúbal, Beja e Faro entre as 2h00 e as 18h00 de hoje, prevendo-se ondas com 4 a 5 metros.

chuva