Atualidade

A chuva está de regresso

A chuva vai regressar ao território de Portugal continental e vai manter-se até ao final da semana. O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) emitiu um aviso amarelo para quatro distritos.

O meteorologista Bruno Café adiantou à “Lusa” que, devido a uma depressão, está prevista chuva para o resto da semana, por vezes forte e acompanhada por granizo e trovoada. “Hoje temos a aproximação de uma depressão ao território Portugal continental que tem um percurso de norte para sul ao longo da costa e depois vai ficar estacionária no sul do Algarve durante a quarta-feir”, explicou.

Segundo o meteorologista, a depressão tem associada períodos de chuva ou aguaceiros, que poderão ser fortes de granizo e acompanhados de trovoada, principalmente na região sul e no litoral a sul do cabo Mondego já a partir do início da manhã de hoje.

Por causa desta situação, realçou Bruno Café, o IPMA emitiu aviso amarelo, o terceiro mais grave de uma escala de quatro, para os distritos de Lisboa, Setúbal, Beja e Faro, entre as 5h00 e as 21h00 de hoje.

“O aviso para Faro vai estender-se até às 23h59 de quarta-feira, dia em que se prevê que a precipitação tenha alguma intensidade. Na quinta e sexta-feira poderão ainda ocorrer aguaceiros, que serão nas regiões centro e sul, e depois a tendência é ir melhorando gradualmente”, declarou.

Quato às temperaturas, o meteorologista adiantou que vão registar-se subidas e descidas, alternadas, até ao fim de semana. “Hoje há uma pequena subida da mínima e descida da máxima e os próximos dias vão alternar as subidas e descidas. Na quinta e sexta-feira há uma subida gradual da temperatura”, salientou.

Hoje, as temperaturas máximas não vão além dos 15/16 graus Celsius, mas a partir de sexta-feira prevê-se 21/22 graus.