Atualidade

Natal com frio e Ano Novo com chuva

Este fim de semana será de nevoeiro para seis distritos portugueses. O Natal deverá ser seco e frio e a chuva vai marcar a passagem de ano, de acordo com a previsão do Instituto Português do Mar e da Atmosfera.

“Para o período entre 24 e 26 (de dezembro), o céu deverá apresentar-se geralmente pouco nublado, o vento será em geral fraco do quadrante norte e as temperaturas não deverão sofrer alterações significativas”, refere o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) num comunicado.

Até terça-feira, dia 23, o céu deverá estar “pouco nublado ou limpo com formação de neblinas ou nevoeiros matinais, que poderão persistir em alguns locais do interior Norte e Centro”. Já o vento “soprará em geral fraco do quadrante leste, soprando temporariamente moderado no litoral a sul do Cabo Mondego e nas terras altas”.

As temperaturas máximas deverão variar, até ao dia 26, entre os 15 e os 18 graus centígrados (ºC), à exceção do interior Norte e Centro, onde deverão estar entre os nove e os 13ºC. As temperaturas mínimas deverão oscilar entre os quatro e os 7ºC, entre os -2 e os 2ºC no interior Norte e Centro, e os sete e os 10ºC no Algarve.

Já na altura da passagem de ano, a partir do dia 27 e até ao dia 2 de janeiro, “há uma probabilidade de ocorrência de precipitação entre 35 e 65% nas regiões a norte do sistema montanhoso Montejunto-Estrela e entre 5 e 35% a sul do referido sistema”.

Os distritos de Vila Real, Bragança, Guarda, Portalegre, Évora e Beja estão sob aviso amarelo até às 15h00 de sábado devido à previsão de nevoeiro persistente, podendo dissipar-se temporariamente durante a tarde.

frio