Televisão

“Ainda me chamam de Cátia”

Ainda no rescaldo do sucesso da personagem Cátia da novela “Dancin’ Days” da SIC, Débora Monteira já surge no pequeno ecrã como Ana, em “Os Nossos Dias”, na RTP. A transição de uma personagem para a outra não foi tarefa fácil para a atriz. “No início custou-me a habituar à minha personagem, porque a Cátia ainda estava muito presente. Foi só um mês de pausa e custou-me adaptar, estava com receio de cair no cliché. Não sabia se estava fazer bem, o que por um lado é bom, pois exigia mais de mim”, contou à Move Notícias.

Mais uma vez a atriz interpreta uma personagem do Norte, Ana é uma professora de Marco de Canaveses que viaja para Lisboa para trabalhar num colégio. Débora, que é natural do Porto, sente-se feliz por poder representar as pessoas da sua região. “No início da minha carreira disseram-me que as pessoas do Norte representavam o povinho e até me aconselharam a perder a pronúncia. Fiquei muito chateada na altura, por isso fico feliz por poder contrariar isso”, afirmou.

A novela da estação pública é transmitida na hora de almoço, atingindo um público diferente. “Na rua ainda me chama Cátia, mas noto que as pessoas já me conhecem como Ana. O que acontece é que a novela é vista por um público diferente, como reformados, donas de casa e até desempregados”, referiu.

Este ano a atriz confessa que foi “muito bom” a nível profissional, mas recorda que já esteve dois anos sem trabalho, e pensou mesmo em desistir, o que a faz valorizar ainda mais o presente. Além disso, diz ter-se tornado uma pessoa “mais cautelosa” a nível financeiro.

Devido à incerteza profissional, a atriz, de 30 anos, tem adiado o sonho de se tornar mãe: “Se calhar não posso estar à espera da altura perfeita que reúna todas as condições, mas de facto tenho adiado a maternidade devido à minha profissão. O tempo começa a passar, mas confesso que não queria adiar muito mais”.