Saúde & bem-estar

Benefícios do DIY para a saúde mental

DIY (Do it yourself, em inglês) significa Faça você mesmo. Trata-se de uma cultura que estimula projetos caseiros, sem a ajuda direta de profissionais. É basicamente qualquer produto que possa ser modificado ou fabricado pela própria pessoa. Consertar ou construir objetos “com as próprias mãos” é uma forma de economizar dinheiro, diminuir o consumo e apoiar a sustentabilidade, mas também tem afetado outra dimensão importante das nossas vidas: a saúde mental.

O DIY associado com as artes possibilita o reaproveitamento de materiais e a elaboração de peças personalizadas, singulares e únicas, de acordo com o estilo e personalidade de cada pessoa. E vai mais além: diversas pesquisas vêm mostrando os efeitos positivos da arteterapia na saúde mental, estando associada a uma sensação de maior bem-estar, independência e senso de realização. Para algumas pessoas, o DIY pode servir como uma potente ferramenta de cura.

Atividades Criativas

O engajamento em atividades criativas tem forte papel na redução da ansiedade, do estresse e dos distúrbios de humor, como por exemplo:

• Música
• Artesanato
• Pintura
Escrita criativa

Estudos mostram que a qualidade de vida das pessoas que se envolvem com artes e ofícios apresenta melhoras substanciais: de um lado, os níveis de sofrimento mental caem e, de outro, os níveis de funcionamento mental sobem.

Artesanato

A prática de artesanato, especificamente, traz diversas qualidades terapêuticas. Amplia a autoexpressão e a reflexão, além de ter efeito calmante, trazendo benefícios psicológicos, culturais e sociais de longo prazo.

Além disso ajuda na melhora da autoestima, na recuperação da memória, no estímulo da criatividade e na regulação dos humores, reduzindo os negativos e realçando os positivos.

Usar as mãos para realizar uma tarefa requer muita atenção, o que traz nosso foco para o presente – e não para o  futuro ou para o passado, como acontece em processos de ansiedade.

Em estudos realizados com artesãos, os participantes mostraram alívio do estresse, o despertar da criatividade e o aumento da confiança. Em artigo da revista Neurology, revelou-se que pessoas que realizam atividades artísticas têm menos risco de declínios cognitivos e de desenvolver problemas no processo de envelhecimento.

Outros benefícios

Benefícios do DIY que podemos citar são:

• melhora nas conexões sociais
• aumento da concentração
• desenvolvimento da coordenação e habilidades motoras
• redução do risco de deficiência mental
• melhora a aprendizagem
• alívia dores crônicas
• melhora no engajamento em técnicas de relaxamento
• ajuda a meditação

Um ponto de atenção: é claro que a prática do DIY, por si só, não resolve todos os problemas.

Quando se trata de saúde mental, é preciso levar em conta uma série de variáveis que a afetam, como condições de trabalho, genética, nutrição, vida cotidiana significativa, participação social, lazer, perigos ambientais, entre outras.

Para evitar o desencadeamento de doenças e restaurar o equilíbrio do corpo e da mente, é importante associar o artesanato com outros cuidados e mudanças de hábito, como adotar uma alimentação saudável, praticar exercícios físicos, investir na qualidade do sono, cultivar bons relacionamentos, reservar um tempo para o lazer, estar em contato com a natureza, desenvolver a fé, praticar o amor-próprio e fazer uma terapia com um profissional.