Atualidade

Will Smith demite-se da Academia dos Óscares após a agressão a Chris Rock

A agressão de Will Smith a Chris Rock, que ocorreu na 94.ª edição da cerimónia da entrega dos Óscares, continua a dar que falar e novas consequências vão sendo reveladas. Esta sexta-feira, Will Smith  resolveu abdicar do seu estatuto de membro da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas de Hollywood.

Demito-me de ser membro da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas e aceitarei quaisquer outras consequências que a ​​​​​​​Direção considere apropriadas“, escreveu o ator num comunicado noticiado por vários sites norte-americanos.

Respondi diretamente ao aviso de uma audição disciplinar da Academia e vou aceitar plenamente todas quaisquer consequências pela minha conduta. As minhas ações (…) foram chocantes, dolorosas e imperdoáveis“, continuou Will Smith.

A lista daqueles que magoei é longa e inclui o Chris [Rock], a sua família, muitos dos meus queridos amigos e entes queridos, todos os presentes e o público global em casa“, explicou.

Will Smith disse ainda no comunicado, que traiu a “confiança da Academia” e, por isso, apresentou a demissão.

A mudança leva tempo e estou comprometido em fazer o necessário para garantir que nunca mais permita que a violência se sobreponha à razão“, sublinhou.

Lamentou também ter privado “outros nomeados e vencedores de terem tido a sua oportunidade de celebrar e ser celebrado pelo seu trabalho extraordinário“.

Estou de coração partido. Quero colocar o foco de volta naqueles que merecem atenção pelas suas realizações e permitir que a Academia volte ao incrível trabalho que faz para apoiar a criatividade e a arte no cinema“, referiu.

Recorde-se que na cerimónia da entrega dos Óscares, que ocorreu na madrugada de domingo, o ator Will Smith esbofeteou o humorista Chris Rock, após o humorista ter feito uma piada sobre o facto de a sua mulher estar careca. Jada Pinkett Smith sofre de alopecia, uma doença autoimune que provoca a perda de cabelo.

Apesar dos  pedidos de desculpas público a todos, incluindo a Chris Rock, o vencedor do Óscar de Melhor Ator pela participação no filme “King Richard”, tomou agora esta drástica decisão.

A renúncia significa que o ator não vai mais poder participar do processo de votação do Óscar, mas pode ser indicado, já que não é necessário ser membro da Academia para concorrer.

Recebemos e aceitamos a renúncia imediata do senhor Will Smith da Academia“, afirmou a instituição em comunicado à revista “Hollywood Reporter”. “Vamos continuar com os nossos procedimentos disciplinares contra o senhor Smith por violações dos Padrões de conduta da Academia, antes da nossa próxima reunião de conselho no dia 18 de abril“, refere a entidade, que abriu um processo disciplinar contra o ator.

Assista ao trailer que do filme que deu o Óscar a Will Smith: