Atualidade

Ator Alain Delon escolheu morrer por suicídio assistido

O ator franco-suíço Alain Delon, de 86 anos, é lembrado para além do talento, também pela sua beleza e charme. Talvez por isso nunca suportou a ideia de um dia envelhecer. Dizia: “Maldição! O rosto muda“. Agora, vai morrer, como escolheu.

Alain Delon escolheu o método designado por suicídio assistido para acabar com a vida. É o filho, Anthony, que tem tratado de toda a burocracia. O ator estará rodeado pelos familiares mais próximos e será a filha, Anouchka, que lhe dará nas mãos a substância letal, uma cápsula.

 

Ver esta publicação no Instagram

 

Uma publicação partilhada por Anouchka Delon (@anouchkadelon)

Na semana passada Alain Delon deu início às mensagens de despedida na sua conta no Instagram (que foi desativada). “Espero que no futuro atores encontrem em mim um exemplo, no âmbito profissional e no dia a dia com derrotas e vitórias“, começou por escrever.

A minha vida foi muito bonita, mas também muito difícil. Nunca gostei de envelhecer, todas as dores e provações que tenho que enfrentar cotidianamente deixam-me imóvel diante de tudo“, dizia a mensagem escrita em francês e revelada sexta-feira.

O procedimento, vai acontecer na Suíça, onde mora e onde o suicídio assistido não é crime desde os anos 1940. Não foi divulgado nenhum diagnóstico de doença terminal ou incurável do ícone do cinema, mas em 2019 ele sofreu dois AVCs, que podem ter deixado sequelas que poderão ter reduzido a sua qualidade de vida…ou apenas não suporta ver-se velho.

Após os AVCs o seu descontentamento com a ideia de envelhecer acentuou-se: “Envelhecer é uma merda“. “A partir de uma certa idade, de um certo momento, a pessoa tem o direito de sair tranquilamente, sem passar por hospitais, injeções“.

A Suíça é o único país do mundo onde o suicídio assistido pode ser praticado por quem não tem um diagnóstico terminal ou incurável e também por estrangeiros.

No suicídio assistido, um médico prescreve uma substância letal, que é administrada pelo próprio paciente.

  • Suicídio assistido: quando um paciente escolhe morrer e recebe a prescrição de um medicamento –normalmente por via oral– que possibilita a morte e que ele mesmo toma.
  • Eutanásia: quem administra a morte do paciente é o profissional de saúde com uma substância injetável.