Atualidade

Amanda Gorman brilhou com poema poderoso e a ‘bênção’ de Oprah

O poema de Amanda Gorman, recitado pela própria na cerimónia presidencial de Joe Biden, em Washington, na passada quarta-feira, foi considerado como um dos momentos altos da tomada de posse do 46º presidente dos Estados Unidos da América.

A jovem de 22 anos, que ficou mundialmente conhecida com a sua mensagem unificadora, já tinha os olhos voltados para a Casa Branca antes mesmo de ser convidada a ler um dos seus poemas na cerimónia de Joe Biden. Em 2017, Amanda Gorman disse ao “New York Times” que esperava candidatar-se à presidência em 2036.

Em apenas seis minutos, a poetisa deu uma lição de otimismo e união com “The Hill We Climb” (A Colina Que Escalamos).

Mas o seu visual também não passou despercebido.

O look de Amanda também causou sensação. As joias que usou carregavam um significado poderoso. Oprah Winfrey presenteou-a com um par de argolas de ouro da Coleção Energia de Nikos Koulis, uma das melhores marcas de joias sustentáveis, bem como um anel da Of Rare Origin.

Este gesto deu continuidade à tradição de Oprah de apoiar os poetas antes do seu discurso presidencial. Quando Maya Angelou foi escolhida para ler um poema na tomada de posse de Bill Clinton em 1993, Oprah enviou-lhe um casaco Chanel azul e um par de luvas para usar na ocasião.

Quando Oprah Winfrey soube que Amanda Gorman seria  a eleita na posse de Biden, decidiu entrar em contato com ela.

Oprah realmente entrou em contato comigo, e já estamos em contato há um tempo. Todas as vezes que recebo uma mensagem dela, caio no chão“, disse Amanda Gorman numa entrevista à Vogue. “Ela disse: ‘Estou tão animada por estares a fazer o poema’ e apoiou-me muito porque sabia como eu estava nervosa. Ela disse: ‘Comprei o casaco e as luvas que Maya Angelou usou quando recitou o  seu poema inaugural. Eu adoraria continuar a tradição contigo e acrescentar algo ao teu look’“.

Então a famosa jornalista deu a Amanda um par de brincos e um anel que tem o formato de um pássaro enjaulado em homenagem ao livro de Angelou I know why the caged bird sings (“Eu sei por que o pássaro enjaulado canta”).

A jovem poetisa usou um look da Prada – um casaco amarelo, camisa branca, saia preta e uma bandolete vermelha na cabeça. Gorman disse admirar a designer da Prada, Miuccia Bianchi, pelo seu feminismo e intelecto.

Em relação ao casaco, explicou: “Também estou a usar um casaco amarelo, que é a minha homenagem para a Dra. Jill Biden, que foi quem me recomendou em primeiro lugar, e estou muito honrada com isso“. A primeira-dama recomendou Gorman como poeta inaugural depois de a conhecer em 2017 na Biblioteca do Congresso. Na ocasião, Jill Biden abordou-a elogiando também a roupa amarela que usava.

 

Ver esta publicação no Instagram

 

Uma publicação partilhada por Of Rare Origin (@ofrareorigin)

Natural de Los Angeles, Califórnia, Amanda formou-se na Universidade de Harvard no ano passado em Sociologia. Foi nomeada a primeira jovem poetisa laureada do país em 2017, quando tinha apenas 16 anos.

Veja a tradução do poema escrito e declamado por ela durante a cerimónia de posse de Joe Biden:

A colina que escalamos

De alguma maneira resistimos
De alguma maneira aguentámos
e testemunhámos uma nação
que não está quebrada,
apenas inacabada.
(…)
Se mais ninguém o disser,
que o mundo diga que isto é verdade:
Que mesmo enquanto sofríamos, crescemos
Que mesmo sofrendo, esperámos
Que mesmo cansados, tentámos
Que estaremos para sempre juntos, vitoriosos
Não porque nunca mais conheceremos a derrota
mas porque nunca mais semearemos divisão.
(…)
Se vivermos de acordo com nosso tempo
a vitória não estará na rutura
Mas nas pontes que fizermos
Essa é a colina que escalamos.

 

Foto: Capa/Reprodução Instagram Amanda Gorman