Atualidade

Victoria, Sofia e Silvia da Suécia vestem-se a rigor para jantar de gala

A Casa Real Sueca abriu os salões do Palácio Real esta quarta-feira, para um jantar de gala. Os reis Carlos Gustavo e Silvia, foram os anfitriões, acompanhados pelos príncipes Víctoria, Daniel, Carlos Felipe e Sofia, que ajudaram a receber os representantes do corpo diplomático, do mundo da ciência, do desporto e da cultura.

Uma receção que não contou com a presença da princesa Madalena e do seu marido, o financeiro britânico Chris O’Neill, que moram na Flórida, mas onde podemos apreciar as melhores joias e tiaras das restantes damas reais.

 

Ver esta publicação no Instagram

 

Kvällens representationsmiddag på Kungliga slottet. ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀ 🎥: Sara Friberg/Kungl. Hovstaterna

Uma publicação partilhada por Kungahuset (@kungahuset) a

Para a ocasião, Victoria da Suécia escolheu um vestido de cauda e mangas compridas Escada, coberto com paillettes e cristais de cor clara, com uma abertura à frente. Optou por uma das suas clotchs preferidas, do design Valorie de Anya Hindmarch. Completou o visual com uma das tiaras mais marcantes do joalheiro real, a chamada tiara de seis botões – composta por seis flores de diamante em uma faixa dupla -, que acompanhava os brincos de diamante que eram da sua mãe.

No banquete os príncipes da coroa sentaram-se ao lado do embaixador da Federação Russa, Victor Ivanovich Tatarintsev e do primeiro ministro Tomas Eneroth. Daniel da Suécia sentou-se ao lado da embaixadora de Ruanda, Christine Nkuliliyinka e vice-Emma Hult

Carlos Felipe e Sofia da Suécia também causaram sensação. A princesa optou por um design By Malina, verde, com estampa animal print, em veludo. Sofia usou a tiara de diamante e esmeralda que usou no dia do seu casamento a 13 de junho de 2015. Um presente que recebeu dos pais do seu marido, os reis Carlos Gustavo e Silvia da Suécia.

A rainha Silvia optou um vestido bordeaux, em renda e uma clotch dourada. Usou brincos e colar de diamantes e escolheu a Tiara Connaught, uma das mais valiosas da joalharia real, com mais de 100 anos de história. Feita com diamantes, é uma das favoritas, não apenas da rainha, mas também das suas duas filhas, que já a usaram várias vezes. É também uma das tiaras mais versáteis da família, pois pode ser transformada numa gargantilha e os diamantes pendurados podem ser usados na forma de brincos.

Entre a lista de convidados do Palácio Real estava o compositor Jacob Mülrad, a nadadora Sarah Sjöström e arquiteta Helena Bjarnegard, entre outras personalidades.

A grande mesa de jantar estava decorada com arranjos florais compostos por crisântemos, folhas de carvalho, frutas e eucalipto. A porcelana usada foi um presente do Parlamento e do Governo ao rei por ocasião do seu 50º aniversário, em 1996.

Os pratos são de Hackman-Rörstrand Gustafsberg e foram projetados por Karin Björquist. Os talheres fazem parte do que é conhecido como serviço brasileiro, pois pertencia à família do Imperador do Brasil. A toalha de mesa é feita com tecido Klässbol pelo mestre tecelão Hans Thomsson.

A família real e seus convidados saborearam um menu de quatro pratos: sopa cremosa de abóbora, sementes e trufas negras, bife cozido no vapor com risoto, cogumelos da estação e molho de manteiga de champanhe com mel e peito de pato selvagem com mel, pcebolla em marinada, repolho preto frito e molho de creme de groselha. Para a sobremesa, um cheesecake com bavaroise de limão e sorvete de groselha aromatizado com yuzo.