Atualidade

Desfile de tiaras no banquete de homenagem aos reis da Holanda

A visita de estado dos Reis da Holanda ao Reino Unido termina hoje, depois de dois dias intensos.

O Palácio de Buckingham abriu ontem à noite as suas portas para um banquete realizado em homenagem ao rei Guilherme e à rainha Maxima.

O jantar, onde toda a realeza usou as suas melhores joias, contou com 150 convidados, incluindo o primeiro-ministro, a princesa Michael de Kent, o arcebispo de Canterbury e a princesa Mabel, viúva do irmão do rei holandês, Príncipe Friso, que morreu há cinco anos num acidente de esqui.

A rainha da Inglaterra usou uma das suas tiaras favoritas, a impressionante joia das Damas da Grã-Bretanha e da Irlanda, enquanto a rainha da Holanda usou a tiara Stuart, que não víamos desde o reinado de Juliana da Holanda, que a usou precisamente pela última vez em 1972 em Windsor.

Kate, a duquesa de Cambridge, prestou homenagem a Diana de Gales, e usou a tiara Cambridge Lover´s Knot, a favorita da sua falecida sogra e que chegou às suas mãos depois do seu casamento com o Príncipe de Gales em 1981. Usou um vestido azul de Alexander McQueen, que combinou com uns brincos em pérola da Princesa Diana, e um colar de diamantes e pérolas que pertencia à rainha-mãe.

Camila, a Duquesa da Cornualha, escolheu a tiara de Greville.

Além das tiaras, ostentaram outras joias como foi o caso da rainha Isabel II que colocou no seu vestido o broche de Cullinan III e IV, significando um cumprimento para a visita holandesa, uma vez que a peça foi trabalhada em Amesterdão.

A Casa Real mostrou também, através das suas redes sociais, como a cozinha de Buckingham estava atarefada a preparar o banquete. É possível ver alguns apetitosos bolos de chocolate e tangerina com café, criados especialmente para a ocasião. O chef Selwyn Stoby revelou alguns dos passos na confeção deste prato requintado, cujo creme de café inclui diferentes camadas de sabores, incluindo uma base fina de espuma de chocolate, e um saboroso recheio de mousse de chocolate com laranja.

“Primeiro fiz a marmelada com as tangerinas e juntei a mousse de chocolate”, disse o chef, que criou uma autêntica peça de arte. O uso de tangerinas é uma atenção para com os reis da Holanda, que pertencem à casa de Orange, fundada em 1544.