Atualidade

Alegado predador de crianças apanhado na sua teia de mentiras

Miguel Castro, de 29 anos, esteve no programa de Cristina Ferreira, esteve também no programa de Júlia Pinheiro e ainda no dating show “O Carro do Amor”. Contou a mesma história às duas apresentadoras, dizendo que tinha sido vítima de maus tratos por familiares que ultrapassou com sucesso.

Miguel Castro tinha 6 anos quando foi agredido pela madrasta a ponto de o deixar seis meses em coma. Chegou a viver na rua. Agora tem o sonho de ter uma casa e constituir família”, lia-se no Instagram do programa das manhãs da SIC para anunciar a entrevista.

Comoveu Júlia Pinheiro ao contar o inventado drama da sua “infância sem amor”. “Miguel Castro viveu uma infância sem amor e pautada por maus-tratos. Depois de ter sido retirado ao pai e à madrasta, morou um ano no hospital e, mais tarde, passou por duas instituições”, dizia o Facebook do programa Júlia.

Mas uma investigação levada a cabo pelo Correio da Manhã mostra uma história bem diferente daquela que foi explica pelo próprio. Para além de mentiroso, o rapaz é suspeito de abuso sexual de menores, que escolhia as suas vítimas através da internet, fazendo-se passar por outro menor.

A SIC terá sido avisada por familiares do próprio Miguel de que as suas histórias não correspondiam à verdade e o canal de Paços de Arcos faz agora saber, através de um comunicado, que está a “investigar”.

COMUNICADO DA SIC:

“Miguel Castro foi um dos inscritos no casting do programa ‘O Carro do Amor’, tendo participado como um dos concorrentes. Este programa terminou em março e nunca até essa data a produtora Fremantle ou a SIC foram contactadas por alguém com informação sobre o concorrente.
À semelhança do que fez com outros candidatos ao ‘Carro do Amor’, o programa ‘Júlia’ convidou o concorrente Miguel Castro, num programa emitido a 16 de abril. Também por essa data, nem a produtora Fremantle nem a SIC receberam qualquer contacto sobre o convidado.
A 27 de setembro, ‘O Programa da Cristina’ convidou Miguel Castro, com base na sua história de vida: terá vivido uma infância sem amor e pautada por maus-tratos. Depois de ter sido retirado ao pai e à madrasta (que, segundo o próprio, o atirou pela janela), morou um ano no hospital e, mais tarde, passou por duas instituições.
No seu procedimento habitual antes do programa, ‘O Programa da Cristina’ contactou uma das instituições e a madrinha dele, numa delas, confirmou a história, que levou a avançar com o convite de Miguel Castro para o programa.
Nesse dia, 27 de setembro, e só depois de ‘O Programa da Cristina’, o atendimento da SIC foi contactado por uma telespectadora, que referiu que o convidado Miguel Castro estava indiciado por pedofilia.
Desde que recebeu esse e-mail, a equipa de ‘O Programa da Cristina’ investiga o tema para perceber os contornos da acusação e se existe matéria editorial para algum conteúdo adicional no programa”.