Atualidade

Anna Wintour suspende Testino e introduz código de conduta na moda

Um dia depois de terem sido tornadas públicas as 13 denúncias, por parte de modelos masculinos e assistentes fotográficos, que acusam Mario Testino de assédio sexual e abuso de poder, já houve reações.

Apesar do conceituado fotógrafo ter negado e ter-se mostrado em “choque” com todas as acusações de que é alvo, Anna Wintour, diretora da revista norte-americana ‘Vogue’ – para a qual trabalha Testino – e diretora criativa da Condé Nast, emitiu um comunicado a confirmar as denúncias e a anunciar a suspensão dos trabalhos daquele profissional.

“O abuso do poder durou demasiado tempo”, começou por escrever Anna, que anunciou ainda um novo Código de Conduta para os funcionários.

Para além de Testino, também Bruce Weber, igualmente acusado de assédio sexual, viu a sua colaboração suspensa.

Ambos amigos pessoais da diretora das revistas de moda, encontram-se agora afastados, mesmo garantindo estarem inocentes.

Leia na íntegra o comunicado emitido por Anna Wintour:

“Os últimos meses têm sido momentos extraordinários para a resolução de contas e mudanças, e eu, como muitos outros, fiquei surpreendida com a coragem daqueles que contaram histórias de má conduta sexual.

O abuso de poder durou demasiado tempo em muitos lugares, incluindo em Washington, Hollywood, em meios de comunicação social, em Silicon Valley e, por último, mas não menos importante na moda, onde muitas mulheres e homens jovens falaram sobre manipulação e coação em sessões fotográficas e outros ambientes de trabalho.

Tenho orgulho em dizer que a Condé Nast está a responder, aqui e internacionalmente, com um novo Código de Conduta, um conjunto de diretrizes para colaboradores externos que têm surgido depois das discussões francamente honestas – com advogados e agentes de modelos, estilistas, fotógrafos, cabeleireiros e maquilhadores, designers e muitos dos nossos próprios editores. O objetivo dessas conversas foi entender como podemos criar ambientes seguros e positivos para todas as pessoas com quem trabalhamos.

Estas são algumas das decisões que fizemos:

1. Todos os modelos que aparecem nas sessões fotográficas de moda encomendadas pela Condé Nast devem ter 18 anos ou mais. As únicas exceções serão aquelas que aparecem como parte de um perfil, notícias ou conteúdo similar, e serão obrigadas a ser acompanhadas por um adulto no set em todos os momentos.

2. O álcool não será permitido nos sets de fotografia [locais onde se fazem as sessões fotográficas] de Condé Nast. Não são permitidas drogas recreativas.

3. Os fotógrafos não podem usar um set Condé Nast para um trabalho que não tenha sido encomendado ou aprovado pela empresa.

4. Qualquer sessão que inclua nudez, roupas transparentes, lingerie, biquínis, uso simulado de drogas ou álcool, ou poses sexualmente sugestivas devem ser previamente aprovadas pelo sujeito.

Mesmo quando encontramos vítimas de abuso e má conduta, devemos olhar para nós mesmos no espelho e perguntarmos se estamos a fazer todo os possíveis para proteger as pessoas com quem trabalhamos, de modo a que um comportamento inaceitável nunca ocorra.

Às vezes, isso significa abordar o facto de que tal comportamento pode acontecer perto de casa. Hoje foram feitas acusações contra Bruce Weber e Mario Testino, histórias difíceis de ouvir e dolorosas de enfrentar.

Ambos são amigos pessoais que fizeram contribuições extraordinárias para a Vogue e muitas outras publicações da Condé Nast ao longo dos anos, e ambos emitiram objeções ou negações sobre o que foi publicado.

Eu acredito firmemente no valor do remorso e do perdão, mas tomo as acusações muito a sério, e em Condé Nast decidimos suspender a nossa colaboração com os dois fotógrafos aguardando esclarecimentos sobre os factos num futuro próximo.”

Fotos: Redes Sociais