Atualidade

Fernando emocionou Cristina Ferreira e os telespetadores

O senhor Fernando perdeu o amor da sua vida em dezembro e esta quarta-feira, venceu o passatempo de “O Programa da Cristina”, com um telefonema. Quando a apresentadora das manhãs da SIC lhe entregou os 2.500 euros, o viúvo já sabia o destino a dar ao dinheiro, seria para pagar o funeral da mulher, Aida.

Cristina Ferreira emocionou-se com a ideia e convidou-o a visitar a sua “casa”, para o “aconchegar”, pois a dor é ainda muito recente e ele mal consegue lidar com tanta tristeza.

Esta quinta-feira, Fernando Martins, que passa os dias fechado em casa, fez parte do programa que vê religiosamente todos os dias e ganhou amigos “para o resto da vida”, acabando por almoçar com Cristina Ferreira, Hernâni Carvalho e António Teixeira.

Fernando contou a sua história e explicou que teve que pedir dinheiro emprestado para pagar funeral da sua mulher. “Sabe que eu quando fiz o funeral eu estava descapitalizado, eu gastava centenas de euros por mês em medicamentos, os comprimidos para o pâncreas são muito caros, mesmo comparticipados e são de capacidade muito reduzida. Para quem toma 40 comprimidos por dia… fiquei limpinho”, admitiu, para explicando o motivo de ter pedido dinheiro emprestado a um primo.

Cristina informou-o que o dinheiro do prémio não será para pagar o funeral, mas sim para ele aproveitar. A apresentadora explicou que a companhia de seguros Medicare vai assegurar todas as despesas de Fernando relacionadas com o funeral e com a farmácia e também poderá usufruir de um plano de saúde desta companhia de seguros: “Está tudo pago. Eles oferecem-lhe também um seguro de saúde. O dinheiro que ganhou ontem são as migalhinhas para o fazerem feliz”.

O senhor Fernando descobriu que a sua mulher sofria de um cancro no pâncreas depois de vários exames. O sinal de alerta foi o tom de pele amarelado. “A médica disse que tinha de ser operada. Que o estilo de vida dela ia desaparecer e que não teria mais do que um ano, um ano e picos de vida“,contou, perante as lágrimas e a total atenção de Cristina.

Ela foi uma grande companheira”, disse sobre a sua Aida que adoeceu em 2012 e com quem foi casado 47 anos.

Em 2017 a coisa começou a quebrar, eu sabia o que estava para vir. Eu vi que a percentagem de pessoas que consegue sobreviver é mínima. Depois, houve uma altura que ela ficou melhor, queria ir trabalhar, mas a curto prazo as coisas agravaram-se. Quando ela vai a uma consulta em outubro, a médica diz-lhe que está tudo péssimo e que não podia fazer mais nada”, explicou o convidado.

A médica pediu para ela voltar a 25 ou 26 (dezembro), mas ela não teve esse tempo, faleceu a 20”, revelou.

É difícil, é uma vida inteira, em que há uma cumplicidade muito grande, às vezes parece que a ouço chamar-me. Só você me fez sair da cama e de casa, tenho dias que nem sair da cama faço, nem para comer“, confessou.

Agora já estou a tentar superar a coisa. Ainda aqui há uns dias vi a Cristina a fazer um salada de atum com grão e já fiz igual”, sublinhou, admitindo que já começou a alimentar-se melhor e “a recuperar o animo“.

A chamada que recebeu de Cristina com a notícia a dizer que tinha sido o vencedor do passatempo foi “uma bênção”. “A partir de ontem ganhei um folgo, a fogueirinha começou a acender. Ganhei um novo folgo e estou a ver se consigo retomar à normalidade da vida. O que não é fácil”, explicou.

Não se comova porque a gente, Graças a Deus, Deus deu-nos inteligência e sabedoria. A gente sabe que um dia chega ao fim esta viagem. Vocês pagaram-lhe a última viagem. É uma satisfação para mim ainda ter a oportunidade de provar a generosidade de certas pessoas que existem. O que é uma coisa que já vai escasseando”, salientou Fernando, confortando Cristina que não continha as lágrimas.

Pensei a noite inteira a tentar imaginar como é que era o sr. Fernando e deixe-me dizer-lhe uma coisa: é ainda melhor do que eu tinha imaginado”, confessou a apresentadora que todos os dias marca a diferença pela genuína forma como enfrenta o pequeno ecrã. Veja este momento aqui.