Saúde & bem-estar

Romã, o antioxidante sazonal

Esta é a época ideal para desfrutar deste fruto tão rico e saudável.

É uma fruta única pela grande quantidade de nutrientes que contém e por ser um poderoso antioxidante.
É uma fruta muito apreciada, pelo seu sabor característico, tão doce quanto ácido, e pela grande quantidade de fitoquímicos antioxidantes que contém. A romã é rica em moléculas ativas (ácidos graxos polinsaturados, flavonoides e fitoesteroides) e também em vitaminas C e E e uma grande quantidade de minerais (cálcio, magnésio, ferro, silício, potássio, cobre, silício e zinco). Esta combinação faz com que seja um poderoso antioxidante, com efeito comprovado contra os efeitos negativos dos radicais livres.

De acordo com um estudo realizado nos Estados Unidos, publicado no Journal of Nutritional Biochemistry, os taninos da romã têm propriedades anticancerígenas e induzem a morte de células tumorais, especificamente do cancro da mama ou de próstata.

Outro estudo realizado na Universidade Miguel Hernández, em Alicante, determinou que o teor de polifenóis excede o de outros produtos, como o chá verde ou mirtilos, conhecidos por terem um grande poder antioxidante.

Os polifenóis que contém ajudam a reduzir o risco de diabetes e outras doenças metabólicas graças à sua ação anti-inflamatória, e também a lutar contra o envelhecimento e doenças degenerativas.

Tem muitas outras propriedades
As virtudes desta fruta não terminam no poder antioxidante. A romã também é muito digestiva e ajuda a acalmar e aliviar possíveis condições gastrointestinais, graças às suas propriedades levemente diuréticas e laxativas. De acordo com um estudo realizado na Universidade da Califórnia, também ajuda a limpar o fígado, rins e sangue se foram consumidas regularmente por um período mínimo de três meses.

A romã também pode ajudar a reduzir a gordura corporal ou impedir que ela se acumule excessivamente. Além disso, ajuda a fortalecer o sistema imunológico e melhorar o sistema circulatório.

Escolha a melhor
Escolha as romãs que pesam mais em proporção ao seu tamanho, sem cortes nem amolgadelas, com casca rija de cor viva e nuances acastanhadas. Apesar de poderem ser encontradas à venda durante todo o ano, a época em que as suas propriedades organoléticas (cor, sabor, aroma) estão mais apuradas vai desde o início de outubro a meio de dezembro.

Efetivamente a romã tem uma importância milenar e é referências em documentos e descrições ao longo da história. Na mitologia grega, por exemplo, é consagrada à deusa Afrodite e nos textos bíblicos é associada à terra prometida, tendo uma simbologia que remete para a fertilidade, amor, sorte e eternidade.
Por tudo isso, não se esqueça da romã. Se não trouxer a sorte que lhe atribuem, trará certamente saúde à sua vida.