Lifestyle

Evidências científicas indicam que perder peso rapidamente pode ser benéfico para a saúde

A ideia de que perder peso em pouco tempo tem implicações para a saúde pode estar a ser desconstruída segundo evidências científicas proporcionadas por um ensaio clínico realizado na Unidade de Obesidade Hospitalar do Hospital Geral Universitário Gregorio Marañón, em Madrid. Segundo este estudo, perder peso rapidamente com supervisão médica pode trazer vários benefícios para a saúde, como a melhoria de problemas relacionados com o sistema cardiovascular ou o controlo da diabetes.

O ensaio denominado Estudo ProKal revelou que os pacientes tratados com o Método PronoKal que perderam uma grande quantidade de peso em pouco tempo, melhoraram desde o início do tratamento fatores de risco cardiovascular como a pressão arterial e os níveis de colesterol LDL, conseguiram reduzir o perímetro de cintura e diminuir o risco de vir a sofrer de doenças do coração, melhorando de forma significativa o seu estado de saúde.

Na base do estudo está a análise comparativa entre pacientes obesos que seguiram o Método PronoKal e os que seguiram uma dieta hipocalórica. Os resultados mostram que em 15 dias este Método permite perder 5 quilos e que em dois meses são perdidos 14 quilos face aos 5 quilos alcançados com a dieta hipocalórica. Ao fim de 12 meses, este tratamento proporciona uma perda de peso média de 20 quilos contra os 7 quilos da dieta hipocalórica.

A motivação decorrente dos rápidos resultados é o que suporta todos os benefícios, uma vez que desta forma o compromisso e adesão do paciente com o processo de perda de peso aumentam, evitando dietas iô-iô e os problemas subsequentes.

O Método PronoKal é um tratamento médico para a perda de peso baseado numa dieta proteinada, com o acompanhamento de uma equipa multidisciplinar. Realizado em várias etapas, através das quais o paciente perde peso rapidamente e adquire hábitos de vida saudáveis. O objetivo do tratamento é não só a perda de peso, mas também a manutenção dos resultados obtidos no tempo.