Atualidade

Faz hoje 21 anos que Lady Di festejou o seu último aniversário

Como forma de homenagear a princesa do povo, que se fosse viva comemoraria, este domingo, o 57º aniversário, recordamos a última festa de anos que a mãe dos príncipes William e Harry teve, dois meses antes de perder a vida num acidente de viação.

Há 21 anos, Diana de Gales foi o centro das atenções numa noite de gala, organizada para arrecadar fundos para caridade. No primeiro dia de julho de 1997, a ex-mulher do príncipe Carlos celebrava o seu 36º aniversário e o último. Acordou com 90 ramos de flores à sua espera e uma chamada dos filhos para lhe cantarem os ‘parabéns’,  juntamente com vários colegas de escola.

A celebração dos 36 anos da princesa foi pautada por uma mudança radical na sua vida: o divórcio recente do príncipe Carlos. Longe da família real britânica, aquela que será sempre um ícone de estilo, comemorou o aniversário participando numa gala na Tate Gallery, em Londres, na companhia do irmão, Charles Spencer.

No funeral da irmã, dois meses depois, Spencer revelou que se lembra desse momento, como “uma noite em que ela não celebrou o seu dia especial com os amigos, mas a cumprir o seu dever como convidada de honra num evento de caridade para arrecadação de fundos”.  A princesa do povo, “brilhou como sempre”.

Diana de Gales destacou-se no meio de 500 convidados, com um vestido preto decotado, da autoria de Jacques Azagury, que contou: “Enviei-o para o Palácio de Kensington e Diana apaixonou-se. Eu acho que ela tinha outra opção para aquela noite, mas acabou por levar o meu modelo”. Jacques reconheceu que, na altura, a princesa estava “mais feliz do que nunca, com uma nova confiança”.

A completar o visual, Diana usou uma das suas gargantilhas favoritas da Royal Collection, uma jóia de esmeraldas e diamantes que pertenceu à rainha Mary, avó de Isabel II, e que depois divórcio acabou no seu guarda jóias.

Embora Dodi Al-Fayed seja tido por muitos como o último amor na vida de Diana, até porque ela morreu com ele durante umas férias românticas em Paris, a princesa ainda pensava no cirurgião Hasnat Khan. Quem a conhecia garante que Lady Di o tinha como o grande amor e que ficou de rastos quando o médico se recusou a assumir a relação por estar assustado de conviver com alguém tão famoso.

Dodi Al-Fayed e Diana

Prestes a deixar o palácio para ir para a gala, questionou o empregado Paul Burrell: “Acha que Hasnat me vai ver bonita?”. Ciente de que as fotografias daquela noite estariam em todos os jornais do país no dia seguinte, Diana estava apenas preocupada com a opinião de Hasnat Khan. Contudo, parece que não encontrou resposta.

Aristocrata e filantropa, Diana, a princesa que o povo mais amou, faleceu a 31 de agosto de 1997, devido a um acidente do carro, em Paris.