As dicas da Merche

‘Cape dress’ salta da passadeira vermelha para a realeza inspirando a comum mortal

O modelo não é novidade, mas tem vindo a impor-se como tendência entre várias famosas e em diferentes ocasiões. Falo do vestido capa (ou ‘cape dress’) e foi a escolha da rainha Letizia, de Meghan Markle e Melania Trump nos últimos dias.

Três mulheres distintas com o mesmo gosto, mostrando que esta é uma moda para várias idades e que pode ser usada quer durante o dia como num evento à noite.

Em Espanha e Inglaterra, a mulher de Felipe VI e a noiva do príncipe Harry acrescentaram pontos à elegância com os respetivos vestidos capa. Em ambos os casos, apontaram Stella McCartney como a estilista responsável.

A primeira-dama americana é fã das capas que, em muitos casos, se pode retirar. Ainda esta terça-feira, a mulher de Donald Trump voltou a estar em destaque na visita do presidente francês, Emmanuel Macron, e mulher, aos Estados Unidos com este modelo, não sendo a primeira vez que Melania escolheu este género de vestuário, tendo sempre como marca de eleição a Givenchy.

Assumido já como referência, este tipo de vestido pode ser usado tanto em eventos formais ou informais, dependendo do tecido que o constrói e o comprimento do mesmo.

Na composição dos visuais, lembre-se que menos é mais, até porque as linhas da roupa já emprestam muita personalidade. À noite, sandálias altas e uma original clutch podem marcar a diferença.

Durante o dia, as cores devem ser mais claras (se a ocasião não for formal) e, dependendo da idade e do contexto, à margem para arriscar nos apostos usando, por exemplo, sapatilhas.

Chapéus ligam bem com estas peças, mas tudo depende do estilo pessoal. De resto, há que respeitar a personalidade, pois esta dica é capaz de fazer uma mulher sentir-se uma diva mesmo sem pisar a passadeira vermelha ou ir a uma gala ou festa especial.