Saúde & bem-estar

Consumo de vinho branco pode aumentar risco de cancro da pele

Más notícias para quem adora vinho branco. Um novo estudo concluiu que o consumo de álcool, mesmo moderado, aumenta o risco de melanoma, o tipo de cancro da pele mais mortal.

E mais, de acordo com o estudo realizado por investigadores do Brown University Warren Alpert Medical School, nos Estados Unidos, o vinho branco tem maior impacto sobre o risco de melanoma, em comparação com outras bebidas alcoólicas como vinho tinto, cerveja ou licor, segundo reporta a CNN.

O estudo publicado na revista científica Cancer Epidemiology, Biomarkers & Prevention revela que 3,6% dos casos de cancro no mundo são associados ao álcool.

Eunyoung Cho, coautora do estudo, sugere uma explicação para esta ligação do consumo de álcool com o risco de cancro de pele, um órgão que não está diretamente em contacto com a substância, ao contrário do órgãos do sistema digestivo. Segundo a investigadora, “o álcool possui um composto cancerígeno chamado acetaldeído, que pode danificar o ADN, e evitar sua reparação em todo o corpo”.