Saúde & bem-estar

Tratamento de queimaduras graves com células estaminais evita enxertos

A conclusão é de um estudo levado a cabo por uma equipa de investigadores do Hospital Coromoto, na Venezuela, que está a desenvolver um novo tratamento experimental com células estaminais extraídas da medula óssea para a regeneração da pele após queimaduras graves.

O tratamento em estudo consiste na aplicação de células estaminais mesenquimais na área afetada pela lesão, com o objetivo de promover a regeneração das várias camadas da pele, sem necessidade de enxertos.

“Esta tecnologia envolve a expansão, em laboratório, de células estaminais obtidas a partir de medula óssea. A estas, é adicionado um reagente que se transforma num gel, seguidamente aplicado sobre a lesão. O objetivo é acelerar a regeneração dos tecidos e, consequentemente, reduzir o tempo de recuperação dos doentes, minimizando o risco de infeções a que estão sujeitos”, explicou Bruna Moreira, investigadora no Departamento de I&D da Crioestaminal.

No final de 2016, o novo tratamento foi testado em crianças de 2, 4 e 6 anos, com queimaduras graves de 2.º e 3.º grau, e todas apresentaram resultados muito favoráveis. Em 2017, registaram-se mais dois casos de sucesso, numa criança de 10 anos com queimaduras de 2.º grau em 60% do corpo e num adulto de 72 anos.

Os resultados, considerados promissores pela equipa responsável, tornam expectável que cerca de 30 pessoas beneficiem do novo tratamento, ainda este ano, neste hospital venezuelano.

As queimaduras são lesões muito comuns e, dependendo da sua extensão e profundidade, pode ser necessária a utilização de enxertos de pele. Geralmente, no caso de queimaduras profundas, recorre-se à intervenção cirúrgica, com a colocação de enxertos de pele para cobrir as áreas queimadas e ajudar a regenerar os tecidos.

Contudo, em casos de lesões muito extensas, pode não ser possível cobrir toda a área afetada, o que condiciona o tempo de recuperação dos pacientes e o risco de possíveis infeções a que estão sujeitos.