Cultura

Festejos do 10º aniversário da Casa da Música começam hoje

A Casa da Música inicia hoje as comemorações do 10.º aniversário, que se completa a 15 de abril, com o lançamento do programa “Venham mais dez”, que inclui concertos, visitas, oficinas e ensaios abertos, entre outras iniciativas. A festa prolonga-se até domingo.

O programa resulta do trabalho do Serviço Educativo e dos agrupamentos residentes – Orquestra Sinfónica do Porto, Remix Ensemble, Orquestra Barroca e o Coro.

Conheças os 10 eventos que não vai querer perder:

Ensaios abertos

Esta é a oportunidade de conhecer os bastidores dos concertos, descobrir o modo como os músicos se preparam para um concerto. Orquestra Sinfónica, Orquestra Barroca e Coro da Casa das Música são os agrupamentos que permitem a entrada na sua intimidade artística, mas também será possível espreitar os ensaio de “Ali Babá e as 40 canções”:

Quinta-feira, Sala Suggia, Sala Ensaio 1, Sala 2, todo o dia

Órgão nos Clérigos

Grandes compositores ibéricos dos séculos XVII e XVIII, como António Carreira, Pedro de Araújo e Francisco Correa de Arauxo, vão ser evocados pelo organista Filipe Veríssimo num recital na Igreja dos Clérigos.

Sexta, às 13h00, na Igreja dos Clérigos

Sinfónica & Coro

Dois dos mais cotados agrupamentos da Casa (Orquestra Sinfónica e Coro) prepararam uma surpresa especial de aniversário. Além de uma obra-mistério, a Orquestra Sinfónica e o Coro da Casa da Música vão interpretar obras de Jörg Widmann (“Con brío, abertura de concerto para orquestra”) e Beethoven (“A consagração da casa”). Na ocasião vai ser estreada uma encomenda feita ao compositor português Pedro Amaral.

Sexta-feira, às 21h00, na Sala Suggia

Ali Babá e as 40 canções

Espetáculo do serviço educativo que cruza algumas das mais célebres árias ocidentais com uma atmosfera típica das mil e uma noites. Com direção artística de Maria João Alves, “Ali Babá e as 40 canções” é interpretado por Ângela Alves, Gabriel Neves, João Tiago Magalhães e Miguel Reis.

Sábado, às 16h30, na Sala 2.

Barroca

Num dia tão preenchido como é o sábado, não será fácil compatibilizar horários para conseguir ver tudo o que a programação oferece. Das propostas que urge ver, realce-se a atuação da Orquestra Barroca da Casa da Música, que se propõe interpretar obras-primas deste período musical, como o concerto para cravo em lá maior, de Carlos Seixas.

Sábado, às 18h00, na Sala Suggia

Capicua/Best Youth

Capicua  tem somado êxitos na sua ainda curta carreira. A rapper estreou-se em 2012 e recentemente lançou o álbum “Medusa” e a sua legião de fãs continua a crescer.

Ed Rocha Gonçalves e Catarina Salinas formam os Best Youth, duo que chamou as atenções com “Winterlies”. Há poucas semanas foi lançado o sucessor, “Highway moon”..

Sábado, às 23h30 horas, na Sala 2

Tricky

O polémico músico britânico está de regresso a Portugal para mais uma atuação.

Sábado, às 00h00, na Sala Suggia

Som da Rua

Este é um projeto de inclusão musical que reúne dezenas de pessoas. Desta vez, os 80 participantes do projeto têm por missão recriar um reportório da autoria de compositores e letristas consagrados.

Sábado, às 16h00, na Sala 2

Laginha com Banda Sinfónica

No concerto de Mário Laginha e a Banda Sinfónica Portuguesa vai ouvir-se o reportório de George Gershwin (“Rhapsody in blue”), Philip Sparke (“A weekend in New York”), Dirk Brossé (“Philadeplhia overture”) e Luis Serrano Alarcón (“Memórias de un hombre de ciudad”).

Domingo, às 12h00, na Sala Suggia

Orquestra Jazz de Matosinhos com Kurt Rosenwinkel

A Orquestra Jazz de Matosinhos une-se mais uma vez ao guitarrista norte-americano Kurt Rosenwinkel.

Domingo, às 21h00, na Sala Suggia