Cultura

Festival Literário da Madeira realiza-se de 17 a 23 de março

Quarenta participantes, a apresentação de 12 novas obras, uma conversa a bordo de um navio cruzeiro são ‘ingredientes” do Festival Literário da Madeira, que decorre de 17 a 23 de março, no Funchal, apostando a organização na internacionalização do evento.

“O objetivo é tentar a internacionalização do festival, alargando o programa a mais autores estrangeiros e divulgando a literatura lusófona no exterior”, disse à agência “Lusa” o responsável da organização do evento, Francesco Valentini, da editora Nova Delphi.

O organizador afirma que o programa “já está fechado”, referindo que conta com “40 participantes, entre moderadores, autores (25, dos quais cinco são estrangeiros) e jornalistas (9)”.

Francesco Valentini menciona como novidades desta quarta edição do festival o “tema dedicado à identidade de um país, optando pela internacionalização do sabor lusófono”, pelo que conta com a presença de brasileiros, angolanos, moçambicanos e portugueses, e o concerto da cantora brasileira Adriana Calcanhoto”, intitulado “Olhos de Onda”.

“Pela primeira vez, para lembrar que o festival literário se realiza numa ilha” uma das “conversas-cruzadas” acontece dentro de um navio de cruzeiros, o MSC Armonia, uma ação que se integra no projeto de turismo literário que pretende implementar e passa pelo aprofundar da colaboração com a companhia Mediterranean Shipping Company.

O responsável acrescenta que a organização decidiu igualmente explorar mais a vertente do ‘Festivalinho’ (festival literário infantil), “não só levando os autores às escolas, tendo sido este ano selecionadas nove, mas lançando também o desafio de encher a sala do Teatro Municipal do Funchal com pais e filhos para ouvir falar do relacionamento familiar”.

Francesco Valentini realça que haverá quatro novos lançamentos e outras oito apresentações de obras literárias que não estão à venda nas livrarias.

Das novidades menciona o ‘Mãe, o que é que é Deus?” de Maria João Saraiva de Menezes (dia 18), “História do Povo na Revolução Portuguesa” de Raquel Varela (dia 20), “Vagina, uma nova biografia” de Naomi Wolf (dia 22), estando previsto um outro lançamento no dia dedicado à poesia.

O organizador explica que o tema central do festival é “Queria de ti um país”, inspirado numa frase do poeta Mario Cesariny, abordando “em que medida a identidade de um país não é uma ficção literária”.

Francesco Valentini afirmou que o evento representa um investimento entre os 50 e os 75 mil euros, sendo a sua meta “torná-lo sustentável a partir do próximo ano”, o que tudo indica será concretizado.

Da lista de participante constam os nomes de Irene Flunser Pimentel, Ricardo Araújo Pereira, João Miguel Tavares, Nuno Lobo Antunes, Maria João Saraiva de Menezes, Maria João Beja, Maria João Lopo de Carvalho, José Luís Nunes, Paula Moura Pinheiro, Manuel Jorge Marmelo, Carlos Quiroga, Paulo Moura, Raquel Varela, Paulo Scott, José Eduardo Agualusa, entre outros.

Ricardo Araújo pereira vai marcar presença no festival
Ricardo Araújo Pereira vai marcar presença no festival