Lifestyle

Deixe a sua casa com boas energias através destas plantas

São espécies que combatem o mau-olhado e atraem energia positiva para si e a sua família.

Alecrim
Quando parece que a vitalidade da casa desapareceu, é perfeito para tirar aquele o baixo-astral e elevar a energia local.

É considerado um ótimo limpador de fluidos de baixa frequência, além de que pode ser usado nas refeições com outros tantos benefícios.

O alecrim promove o apetite, combate a anorexia e é também utilizado em casos de perturbações digestivas (como a flatulência e digestão lenta) particularmente, quando originados por alterações hepatobiliares.

Arruda
Quando o ambiente na casa está pesado ou aconteceram coisas difíceis, a arruda pode ajudar a promover uma verdadeira limpeza, além de espantar a inveja e o mau-olhado.

E tem capacidades medicinais, já que trata a diarreia, é anti-inflamatória, carminativa, emética, emenagogo, expectorante, homeopatia, oftalmológico, estimulante e tónico.

Tradicionalmente é utilizada para fortalecer os olhos. A infusão é recomendada para o tratamento da tosse e tem efeito carminativo. O sumo da planta é utilizada para tratar dores de cabeça e palpitações.

Begónia
Configura a felicidade e a cordialidade. Quando cultivadas em ambientes fechados, elas transmitem paz, alegria e serenidade à residência.

Além de decorar, levam sutileza e ternura às áreas.

A begónia Escargot é a planta perfeita para o interior de casa, uma vez que além de muito atrativa, é também muito resistente e de fácil manutenção.

Bonsai (árvore em miniatura)
Uma boa alternativa para quem não tem muito espaço. Possui forte simbologia: sabedoria, força, felicidade e energia.

Mas atenção: fazer do bonsai uma árvore linda e saudável, exige uma dedicação a longo prazo, cuidados básicos e algumas técnicas fundamentais relacionadas com a rega e a luz, a forma de podar, a fertilização e o envasamento – no fundo, pequenas dicas para que o seu bonsai possa viver muitos anos.

Se verificar ramos descaídos, mais frágeis ou a descoloração da árvore, deve mudar o bonsai de sítio.

Cactos
Guardiões da casa, são belos. Os seus espinhos representam proteção e segurança.

Se não tem muito jeito para plantas ou sofre com a correria no dia a dia, saiba que existe uma espécie perfeita para o seu estilo de vida. Sim, são os cactos, pois implicam pouca manutenção.

Calêndula
A flor é ótima para facilitar o perdão ao outro e a si mesma. Coloque-a em local que receba a luz do sol.

Além de que a calêndula é uma planta medicinal, também conhecida como bem-me-quer, mal-me-quer, maravilha, margarida dourada ou verrucária, muito utilizada no tratamento de problemas de pele, como psoríase e queimaduras.

Serve ainda para ajudar no tratamento de acne, aftas, gastrite, dermatite, dismenorreia, úlceras, psoríase, rachaduras no seio, varizes, candidíase, verruga, vômito, alergias, assaduras, queimaduras de sol, feridas, brotoeja, cólica menstrual, clarear manchas e inflamações.

Muito popular no uso doméstico, aplica-se nos problemas de pele, nas mordidas, ferrões, ferimentos e varizes. Tem propriedades desintoxicantes, trata febres e infeções crónicas.

Comigo-ninguém-pode, Espada-de-são-Jorge e Erva Guiné
Indicadas para quem quer manter a inveja e o mau-olhado bem longe. O melhor é deixar na entrada, para bloquear impurezas da rua. Junte-as no mesmo vaso.

A comigo-ninguém-pode dá proteção e neutralização de maus fluidos e de energias negativas. Pode utilizar em defumações em conjunto com outras plantas. Mas atenção: toda a planta é muito tóxica e é particularmente perigosa para as crianças e animais.

A espada de S. Jorge serve para abrir caminhos e proteção contra inimigos.

Já a erva guiné providencia proteção e transformação de fluidos. Deve utilizar em banhos e defumações em conjunto com outras plantas.

Cravo
Reflete fidelidade e lealdade. Exprime a boa sorte. No ambiente familiar, além de descarregar forças más, ainda traz a sorte aos que ali passam.

Na maioria das culturas, o cravo representa boa sorte, isto é, a capacidade de atrair conquistas, vitórias.

O cravo vermelho significa amor profundo, verdadeiro, ou sentimento de gratidão; já o branco simboliza a inocência, a pureza, mas, se tiver listras, é a dor e o lamento por um amor que não foi correspondido. Enquanto o cravo rosa quer dizer carinho e boas lembranças.

Outra simbologia bastante forte liga os cravos à figura materna, sendo que a flor branca quer dizer saudade, e é bastante utilizada em homenagens póstumas às mães. Os cravos vermelhos, por sua vez, servem para homenagear as que estão vivas.

Os brancos e vermelhos, além de representarem um amor profundo, simbolizam um sim a alguma proposta recebida.

Os cravos amarelos também indicam um certo conformismo, a não reciprocidade amorosa, ou ainda, recusa ou pedido de desculpas.

Girassol
Também conhecido como flor do sol, é muito procurado por pessoas que acabaram de mudar de residência. Isso porque é uma das plantas que levam alegria para novas construções.

É energético, vibrante e espalha entusiasmo aos que o cultivam. As suas sementes são boas para problemas cardíacos, estimulante físico e mental e problemas de estômago.

Lírio-da-paz
Melhora o equilíbrio do ambiente e também limpa os pensamentos negativos, as ondas eletromagnéticas que vêm de aparelhos eletrónicos e telemóveis, e a má energia do esgoto.

É ótimo para purificar nos dias de hoje.

A folhagem tem a reputação de absorver vários componentes tóxicos do ar como o amoníaco, a acetona, o benzeno.

Erva-Pimenteira
Uma das suas propriedades mais famosas é afastar energias negativas e pensamentos maus. Por isso, é bom se a colocar próxima às entradas da casa.

Apesar de não ter uma durabilidade alta, é preciso tirá-la do ambiente assim que secar, e colocar outra no lugar até o equilíbrio ser restabelecido.

A Erva-Pimenteira (Lepidium latifolium L.) era já muito utilizada há séculos para melhorar o funcionamento do sistema excretor e os rins. O extrato da erva-pimenteira ajuda na prevenção da formação de cálculos renais ou pedras nos rins ou vias urinarias e ajuda a promover uma correta produção de urina.

Rosa branca
Bastante utilizada para presentear quem se ama ou adornar mesas, a flor carrega o papel de filtrar os maus agouros e pensamentos negativos.

Outro significado válido é que ela é capaz de levar paz e pureza, além de contribuir com a harmonia de todo o ambiente.

Existe uma lenda sobre a rosa branca que se passa na Roma Antiga e conta que o seu significado é a inocência e delicadeza. Por esse motivo, durante anos, elas foram colocadas em caixões de jovens que morriam virgens. Afinal, elas morreram ingénuas e sem nenhuma malícia.

É comum também encontrar a rosa branca associada com outras características como charme, jovialidade e humildade. Mas também pode significar palavras como verdade, referência, silêncio e segredo.

Fotos: GRACE Flowerbox e Instagram