Atualidade

Fez o teste do Facebook para ver a sua cara no sexo oposto? É melhor ler isto

Normalmente os testes do Facebook são atraentes e costumam viralizar rapidamente. É o caso do teste mais recente, no qual as pessoas podem descobrir como seria a sua aparência se fossem do sexo oposto.

Apesar de serem divertidos e mexer com a curiosidade das pessoas, estes testes trazem alguns perigos aos usuários.

O que pouca gente sabe, ou não prestam atenção na hora de aceitar os termos, é que esse tipo de site se apropria de muitas informações sobre o internauta, como data de nascimento, origem, onde mora, fotos que tirou e nas quais foi marcado, lugares que visitou, entre outros.

Quem se dispõe a fazer o tal teste do sexo oposto cedeu para a Kueez – a criadora da brincadeira – o controlo sobre o uso de seus dados e fotos, que podem ser vendidos ou usados em outros jogos.

O quiz permite que a a empresa tenha acesso a diversas informações sobre os participantes, podendo vendê-las para fins comerciais e até fazer uso das imagens postadas na rede social em outros testes, sem necessidade de aprovação.

A aplicação usa recursos de inteligência artificial para transformar uma foto presente na conta de quem joga no género contrário. Para participar, o programa solicita acesso aos dados armazenados na rede social.

No site da Kueez, estão os termos de privacidade sobre os quais o participante concorda – a companhia é de responsabilidade da Yoto Media Group, segundo o documento. Entre os itens estão a previsão de que a empresa colete e armazene informações pessoais (como nome, foto de perfil, identificador do perfil, fotos, lista de amigos e e-mail) e também dados de interação (likes, páginas gostadas, localização) e sobre os equipamentos usados.

O acordo prevê que a empresa partilhe essas informações com outras empresas em ofertas publicitárias. E também usar as fotos disponíveis na conta para outros produtos da empresa, como jogos, mesmo que o usuário não tenha qualquer relação com quem os vai ver.

A Kueez tem na sua página no Facebook outros jogos que fornecem respostas com base nas informações coletadas dos usuários, como “Qual parte do corpo você é e porque” e “Para onde você vai viajar este ano”. O site tem mais de 2,4 milhões de curtidas.

Questionada pela ‘VEJA’ e outras publicações, a Kueez disse que não armazena nem vende informações pessoais dos usuários, que apenas coleta dados que são necessários aos jogos e que usa as informações para personalizar a experiência no aplicativo.

De qualquer forma, há uma solução. Clique neste link, ou vá até a secção de aplicativos da rede social e remova os sites da secção “Conectado com o Facebook”.