De chorar por mais

Vídeo – Receita de Cannolis pelo Chef André Portas

O Natal é, por tradição, o momento do ano em que os doces tomam conta das nossas mesas.

E é na preparação da ceia e na seleção das receitas dos doces que pode marcar a diferença, quer nas festas para amigos – que agora começam – quer na tão exigente consoada para a família.

Nesta altura, não há desculpas para falhar, por isso vá para a cozinha e siga as sugestões que a Move Noticias passa a apresentar com a ajuda o chef André Portas, aos domingos, até ao Ano Novo. Sabores clássicos com toques contemporâneos que vão aconchegar quem mais ama.

Cannolis | massa
185 g de farinha
40 g de açúcar
1⁄2 c. chá canela
1⁄2 c. chá sal
20 g manteiga s/ sal
1 ovo
60 ml vinho branco
1 gema p/ pincelar

Num recipiente juntar farinha, açúcar, canela e sal. Formar um buraco no meio do preparado e colocar o ovo. Mexer, acrescentar o vinho e ao finalizar, a manteiga. Formar uma bola, envolvê-la em película e repousar no frio (mínimo 20m).

Recheio
1⁄2 l leite
128 g açúcar
40 g maizena
4 gemas
25 g manteiga
100 g ricota

Num recipiente juntar as gemas, açúcar, amido e dissolver com um pouco de leite frio. O restante do leite, levar ao lume até levantar fervura. Juntar aos demais ingredientes mexendo sempre com as varas. Voltar ao lume e envolver a manteiga, aguardar que o amido coza (mexendo sempre!). Leve a repousar. Quando estiver tépido, juntar a ricota a gosto.

Formar os Cannolis
Esticar a massa usando o rolo (ou dar uso à máquina que sempre fica no armário!). Cortar em círculos, usar os moldes e selar com ovo. Fritar e desenformar. Rechear, dispor no prato. Veja as fotos do passo a passo:

BOM APETITE!