Lifestyle

Receita: Gratinado de peixe com massa e brócolos

Recolha os sacos com pequenas quantidades, do congelador ao frigorífico, passando pela despensa e faça gratinado de peixe. Veja como é possível com a receita do chefe Hernani Ermida.

Ingredientes: (6 pessoas)

350 gr – Raminhos de bróculos
250 gr – Massa cortada
Sobras de peixe
600 gr – Pescada e salmão ou outro
40 gr – Miolo de camarão
1 dl – Azeite
3 Dentes de alho
70 gr – Farinha
250 gr – Queijo quark
1 l – Agúa de cozer o peixe (guarde a água de cozer o peixe)
Sal e pimenta q.b.
Noz moscada q.b.
200 gr – Mozzarela ralada

gratinado_peixe

Modo de preparação:
1 – Deite o peixe para um tacho e junte 1 litro de água fria, com uma piada de sal. Leve ao lume até ferver e depois desligue o lume (deixe o peixe arrefecer dentro da água).

2 – Leve ao lume outro tacho com água (tempere com um pouco de sal), deixe ferver e junte os raminhos de brócolos lavados e escorridos. Deixe cozer durante 4 minutos e retire-os com uma escumadeira para uma tigela. Na água onde cozeu os brócolos, coloque a massa e mexa até levantar fervura e deixe cozer durante 9 minutos. Depois, escorra.

3 – Passe a água de cozer o peixe pelo coador de rede, deitando-a para outro tacho, e leve ao lume. Deixe a aquecer (em lume brando).

4 – Limpe o peixe de pele e espinhas, misture o peixe com a massa, os brócolos, o miolo de camarão e as delícias do mar, cortadas em pedaços pequenos, e deite para um prato de ir ao forno.

5 – Prepare o molho, descasque e pique os alhos, deite-os para um tacho junte o azeite e leve ao lume. Deixe aquecer bem, junte a farinha e mexa homogeneamente, sem tirar o tacho do lume. Junte a água de cozer o peixe aos poucos, mexendo sempre até ficar um creme liso. Junte o queijo, mexa bem e deixe ferver. Verifique o sal e junte uma pitada de pimenta e noz moscada.

6 – Retire do lume e deite sobre a mistura do peixe. Espalhe por cima a mozzarela ralada e leve ao forno, que já deve estar a 180º, até ficar douradinho. Retire e sirva quente.

DICA: se preferir, pode preparar em recipientes individuais. O queijo quark pode ser substituído por requeijão, ou pode até preparar a receita sem usar queijo.