Atualidade

Jornal das 8 da TVI promete novidades enquanto “rolam cabeças” na Raríssimas

É o assunto do momento. A polémica da Associação Raríssimas, reportagem emitida pela TVI, já fez ‘rolar cabeças’.

Esta terça-feira já foram anunciadas duas demissões. Paula Brito e Cunha, presidente da associação Raríssimas, renunciou ao cargo.

Contudo, não foi a única. Também o Secretário de Estado da Saúde, Manuel Delgado acaba de assumir a demissão e estará, portanto, de saída do governo, após o seu nome estar envolvido em toda esta polémica.

Mas o Jornal das 8, do canal de Queluz de Baixo, promete novos contornos: “O que não sabem é a causa directa desta demissão, mas vão perceber logo às 20h quando for para o ar uma entrevista que a Ana Leal lhe fez há bocadinho. Foi logo a seguir que o Secretário de Estado se demitiu.
GRANDE ANA LEAL!”, anunciou nas redes sociais Manuela Moura Guedes, amiga da jornalista responsável pela matéria.

A até então presidente da associação disse, em entrevista ao jornal Expresso, que “esta é uma cabala muito bem feita”, acrescentando ainda que a sua presença “já está a afetar a instituição e tenho de sair”.

Recorde-se que foram analisados centenas de documentos que põem em causa a gestão de Paula Brito e Cunha, acusada de, para além do salário exorbitante, ainda usar dinheiro doado para consumo próprio.

Por sua vez, o pedido de demissão do Secretário de Estado da Saúde já foi aceite pelo gabinete do primeiro-ministro, mas o cargo não ficou vazio por muito tempo. Rosa Augusta Valente de Matos Zorrinho, até aqui presidente da Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo, é agora a nova Secretária do Estado de Saúde.

Recorde-se que Manuel Delgado foi consultor da Associação Raríssimas em 2013 e 2014, tendo sido remunerado em 63 mil euros.

Na altura que foi contrato, em abrir de 2013, o salário mensal acordado foi de 3 mil euros. Segundo o ex-tesoureiro Jorge Nunes, na reportagem da TVI, tratava-se na altura “de muito dinheiro.  Falava-se inclusivamente no senhor Manuel Delgado vir a ganhar 12 mil euros por mês”.

Delgado defendeu-se, este domingo, afirmando que “nunca participou em decisões de financiamento”. Contudo, toda a polémica envolvente levou a que fosse anunciado esta terça-feira a sua demissão.