Atualidade

Christian Louboutin acusado de explorar artesãs mexicanas

O famoso estilista francês, de 54 anos, está a enfrentar uma enorme polémica relacionada com o pagamento feito a artesãs de origem mexicana, responsáveis pela elaboração do modelo de malas Mexicaba da Louboutin, vendidas por 1300 euros.

O lançamento do produto, ocorrido em maio, tornou-se rapidamente num sucesso de vendas, mas agora Christian Louboutin é acusado de pagar pouco às trabalhadoras que elaboraram este modelo da sua última coleção, onde estão incluídas pedras preciosas e bordados.

Foi o jornal ‘El Universal’ quem avançou com a informação de que cada artesã recebeu 12 euros por cada mala, cujo valor está acima dos 1000 euros. A notícia chocou o público e fez a polémica alastrar-se pelas redes sociais, além da imprensa mexicana se ter revoltado contra a marca francesa.

Graciela Zavala, a porta-voz da fundação Haciendas del Mundo Maya, organização que estabeleceu o vínculo entre Louboutin e as 150 artesãs de Yucatán, defendeu o estilista, ao dizer ao ‘El País’ que este se tinha comprometido a pagar 10 por cento do valor das malas às artesãs, para que estas continuassem a praticar o ancestral artifício mexicano de bordar.

“Christian Louboutin encomendou 2000 bordados. Estiveram mais de 40 comunidades envolvidas no projeto. Cada bordado, dependendo da técnica, tinha o seu valor”, explicou. “A marca deu os materiais às artesãs e cada trabalhadora decidiu quantas peças queria e podia realizar”, acrescentou a porta-voz.

Zavala ilibou assim Louboutin de responsabilidades e disse ainda que as artesãs não eram responsáveis por manufacturar toda a mala. A grande parte do trabalho de produção do artigo foi realizado nas oficinas da marca francesa.

“Pertencemos à Organização Mundial do Comércio Justo, e com isso garantimos que o que se paga é um valor correto. O valor do trabalho obtém-se através de um cálculo da média entre o tempo de elaboração e a complexidade do trabalho”, salientou Graciela Zavala.

A coordenadora do programa de produtividade indígena em Maxcanú, um dos municípios que trabalharam na elaboração da malas, referiu assim que a sua estimativa aponta para um pagamento médio dos bordados, que vai desde os 25 euros até aos 38 euros, dependendo do tamanho e grau de dificuldade.

O certo é que a mala está esgotada nas vendas online, e as redes sociais estão repletas de fotografias com a nova tendência, uma mala manufacturada por artesãs mexicanas. A marca Louboutin ainda não fez comentários acerca da polémica.

Fotos: Redes sociais