Atualidade

Fotos: Família Obama passa férias na Indonésia

A antiga primeira-família dos Estados Unidos da América aterrou na Indonésia na passada sexta-feira, 23 de junho, para uma viagem de dez dias.

Se o ócio e turismo são palavras de ordem para Michelle, Malia e Sasha, o mesmo não se pode dizer de Barack Obama, já que este tem-se desdobrado em várias fotografias “oficiais”, como se estivesse numa visita de Estado.

É que o ex-presidente norte-americano passou ali parte da sua infância e, também por isso, é muito querido pelos indonésios.

Um dos pontos obrigatórios de paragem foi o antigo templo Borobudur em Java (ver foto em cima).

A família Obama chegou à cidade de Yogyakarta, no centro de Java, e foi logo explorar o templo budista construído nos séculos XVIII e IX.

“Obama é fascinado por Borobudur e ele recorda que viu este templo quando era criança”, disse Edy Setijono, responsável pela gestão do templo e que acompanhou a família nesta visita.

Barack viveu quatro anos na Indonésia no final da década de 1960, em Jacarta, depois da sua mãe se ter casado com um indonésio, já findo o casamento com o pai, queniano, do antigo Presidente.

Michelle e as filhas, de 18 e 16 anos, acompanharam-no igualmente em Bali, onde andaram por plantações de arroz.

A 30 de junho, os Obama seguiram para Jacarta, capital do país. O político ia reunir-se com o presidente Joko Widodo e fazer um discurso na convenção sobre a diáspora da Indonésia.

Aliás, Barack é tão acarinhado naquele país que até tem uma estátua sua, em bronze, de dois metros na sua antiga escola. O nome? “Little Barry”, alcunha pela qual era conhecido em criança.

Fotos: Instagram