Lifestyle

Facebook vai esconder links conhecidos como “caça-cliques”

Sabe aqueles títulos de notícias que inundam as redes sociais e que têm palavras como “Bronca” ou “Não vai acreditar no que aconteceu”, levando uma pessoa a clicar para ler o artigo e no final é um texto cheio de nada? Irrita-o? Pois, não é o único.

Há tantas pessoas que se sentem frustradas e defraudadas com esses links, conhecidos como “caça-cliques”, que o Facebook já veio tomar uma medida. A rede social vai começar a esconder esses links do seu feed de notícias.

O recurso foi criado no ano passado, mas só em inglês, e começou a ser testado esta quarta-feira (17) em novos idiomas, entre eles o português do Brasil. A ideia é enfraquecer publicações que omitem e/ou exageram detalhes de uma história.

Trata-se no fundo da mais recente de uma série de iniciativas do Facebook para barrar conteúdos enganosos e/ou ofensivos na plataforma. Este ano, a empresa já anunciou uma ‘missão’ para excluir vídeos de violência mais rapidamente e um guia para os usuários identificarem notícias falsas.

A estratégia do Facebook e de outras empresas de tecnologia, como o Google, é bombardear a rentabilidade do negócio da criação de conteúdo falacioso. Apesar de concordarem que o problema não surgiu agora, as duas companhias só se começaram a movimentar com mais força em 2016. A rede social criada por Mark Zuckerberg foi acusada de permitir que sites de ‘fake news’ (notícias falsas) manipulassem a opinião pública durante a eleição presidencial dos Estados Unidos.

Este novo recurso opera da mesma forma que um filtro de spam no e-mail, segundo contou Greg Marra em entrevista exclusiva ao ‘G1’. “Nós temos uma equipa no Facebook que categorizou centenas de milhares de manchetes como sendo ‘caça-clique’ ou não seguindo esses critérios. Se elas exageram ou omitem detalhes de uma história”, afirmou o gerente de produto do Facebook.

Será usado um algoritmo “treinado” para repetir o comportamento e dar menos destaque às publicações que pareçam ser “caça-cliques”. Ou seja, estas irão aparecer mais em baixo no feed de notícias.

De acordo com o executivo, a novidade é um pedido dos utilizadores. “Nós vemos o ‘caça-clique’ como uma tática para dar a impressão de que a história é maior do que realmente é. Isso confunde as pessoas, e elas nos dizem que estão frustradas e desapontadas com esse tipo de publicação”, explicou Marra.