Saúde & bem-estar

Séniores com cuidados de saúde ao domicílio

Consciente da necessidade de um acompanhamento diferenciado dos munícipes com mais de 65 anos, pessoas portadoras de deficiência e/ou mobilidade reduzida, a Câmara Municipal de Paços de Ferreira procura dar resposta às necessidades sentidas por estes munícipes e contribuir para melhorar as suas condições de vida. Para tal foi criada a Unidade Móvel – Saúde em Movimento, cujo objetivo é a prestação de cuidados multidisciplinares de natureza preventiva, promoção da saúde e segurança, reabilitação e apoio psicológico e social.

A Unidade destina-se a pessoas em situação de isolamento (social e/ou geográfico) e/ou com elevado grau de dependência, essencialmente idosos e pessoas em idade ativa com dependência, e tem no momento cerca de 50 seniores sinalizados, dos quais cerca de 30 já se encontram em acompanhamento. Através desta unidade, a autarquia contribuiu para diminuir as diferenças na acessibilidade aos cuidados de saúde das pessoas idosas e/ ou com dependência, que vivem isoladas, promover a prestação de cuidados de saúde em proximidade, diminuir o isolamento social através do apoio psicossocial e identificar critérios de fragilidade e vulnerabilidade, atuando em conformidade.

A Unidade Móvel estabeleceu ainda protocolo com a Secção de Programas Especiais (Idoso em Segurança) da Guarda Nacional Republicana, com a qual colabora em estreita proximidade na sinalização e intervenção com os idosos considerados em situação vulnerável. Desta parceria resultaram visitas domiciliárias em conjunto, onde se identificaram as maiores fragilidades dos idosos visitados e as necessidades de intervenção com os mesmos.

Uma vez que se pretende um contacto direto e estreito com os munícipes, a Unidade Móvel efetua ainda sinalização de situações que carecem de intervenção médica, via Unidades de Saúde, ou de intervenção social, via Rede Social do concelho ou serviços de ação social do Município de Paços de Ferreira. O encaminhamento dos idosos para avaliação/acompanhamento pode ser efetuado por qualquer particular ou serviço, de forma presencial em atendimento na Câmara Municipal ou pelos seguintes contactos: 255860729, [email protected]

Seniores cuidados de saude ao domicilio