Lifestyle

Saiba qual é o melhor país para envelhecer

A organização HelpAge International criou o Global AgeWatch Index, uma plataforma que enumera os melhores países para as populações mais velhas.

Publicado na quarta-feira passada, altura em que se celebrou o Dia Internacional do Idoso, o estudo categoriza apenas os 40 melhores países para se viver a partir dos 60 anos. Foram tidos em conta aspetos como a segurança, saúde e ambiente.

A Austrália, países da Europa Ocidental e a América do Norte surgem no topo da lista. Mas o melhor país para se viver quando se é mais velho é a Noruega. Logo a seguir surge a Suécia, seguida pela Suíça, Canadá e Alemanha.

Portugal surge apenas em 37º lugar. Segundo o estudo, o nosso país tem 2.7 milhões de idosos, ou seja, 40.8% da população tem mais de 60 anos. Encontra-se em 12º lugar em termos de segurança e 23º no que diz respeito aos cuidados de saúde. Apesar das pensões serem bastante baixas, a percentagem de pobreza entre os mais velhos encontra-se nos 7.8%. Em termos do nível de educação, a percentagem é das mais baixas, atingindo apenas os 16.5%.

O estudo mostra ainda que o pior país para se viver a partir dos 60 é o Afeganistão.

Segundo os dados da Global AgeWatch Index, 30% da população destes 40 países terão, em 2050, 60 anos ou mais.

Veja o ranking completo aqui.

idosos