Cultura

Festival de Curtas Metragens de Sintra homenageia Jane Campion

Conhece o filme oscarizado ‘O Piano’ (1993)? Catapultou a sua realizadora para Hollywood e é considerada a sua obra de maior impacto.

Estamos a falar da neo-zelandesa Jane Campion. O Córtex – Festival de Curtas Metragens de Sintra, que se realiza entre hoje 16 e 19 de fevereiro, no Centro Olga Cadaval, em Sintra, abre a sua 7ª edição com uma homenagem à cineasta.

Campion, que foi a primeira realizadora a receber a Palma de Ouro em Cannes em 1993 com o filme ‘O Piano’, teve a sua primeira Palma com a curta ‘An Exercise in Discipline – Peel’ em 1986, que vai ser exibida na sessão de abertura do Córtex 2017, juntamente com ‘Passionless Moments’ (1983), ‘A Girl’s Own Story’ (1984) e ‘After Hours’ (1984).

Esta sessão centra-se assim nos dias de escola de Jane Campion, enquanto aluna do Australian Film Television and Radio School.

“Em todas as edições temos a particularidade de dedicar a sessão de abertura às primeiras obras de um cineasta reconhecido internacionalmente. Acima de tudo, criamos a oportunidade de acompanhar a evolução dos seus trabalhos e conhecer a raiz do seu pensamento enquanto criador. Levamos a Sintra os dias de escola de Jane Campion e todo o espírito indomável de uma jovem de vinte e oito anos que arrecadou a Palma de Ouro em Cannes com a sua primeira curta-metragem ‘An Exercise in Discipline – Peel’, tornando-a na primeira mulher a receber este prémio”, afirmam José Chaíça e Michel Simeão, diretores artísticos do Festival.

Esta será a oportunidade perfeita para se assistir pela primeira vez em sala às primeiras experiências cinematográficas de uma cineasta que se tornou pioneira, ao trazer a mulher para primeiro plano nas suas obras. Não foram as questões políticas ou movimentos feministas que moveram Jane Campion, mas antes uma sensibilidade que prestou um verdadeiro tributo à mulher e ao feminino divino e profano.

As atividades paralelas ao Festival têm lugar no MU.SA – Museu das Artes de Sintra.