Saúde & bem-estar

Beber vinho tinto ajuda a atenuar malefícios do tabaco

A conclusão é de um estudo, publicado esta semana no ‘American Journal of Medicine’.

Beber um ou dois copos de vinho tinto antes de fumar um cigarro ajuda a reduzir os efeitos do tabaco, nomeadamente aqueles que provocam danos cardiovasculares.

Se por um lado o fumo do tabaco causa problemas no endotélio (membrana que reveste as aurículas, ventrículos, vasos sanguíneos e vasos linfáticos), inflamação vascular e envelhecimento das células, por outro lado o vinho tinto ajuda a relaxar o endotélio e a melhorar a função daquele nas artérias do coração.

No entanto, não comece já a beber para ‘compensar’ o facto de ir fumar a seguir.

“Existem poucos dados sobre os possíveis efeitos vasoprotetores do vinho tinto em fumadores saudáveis. O objetivo do nosso estudo foi investigar os efeitos vasculares agudos do consumo de vinho tinto antes do ‘fumo ocasional’ em indivíduos saudáveis. Nós encontramos evidências de que o pré-consumo de vinho tinto impediu a maior parte da lesão vascular causada pelo tabagismo”, explicou Viktoria Schwarz, da Universidade do Saarland em Homburg, na Alemanha, e uma das autoras do estudo.

Este estudo teve como amostra 20 pessoas que não fumavam mas que, na experiência, fumaram três cigarros.

Dez delas beberam uma quantidade de vinho tinto correspondente a 0,75% de álcool, uma hora antes de fumarem. A outra metade apenas fumou o cigarro.

Através das amostras de sangue e urina, antes e depois da experiência, foi possível chegar àquelas conclusões.