Saúde & bem-estar

Estudo alerta para aumento de fumadoras ocasionais entre mulheres jovens

Um estudo norte-americano mostra que um número elevado de mulheres jovens tem adquirido o hábito de fumar até cinco cigarros por dia, por acreditar que essa quantidade não faz mal e que a atitude inspira independência.

A pesquisa foi realizada com dados de 9.800 jovens com idades entre os 18 e 25 anos e publicada pelo Centro de Controlo e Prevenção de Doenças (CDC, em inglês) na revista “Preventing Chronic Disease”.

Para o principal autor, o investigador Xiaoyin Li, a indústria do tabaco tem investido em publicidade para atrair esse público. E defende que há poucos estudos sobre os efeitos que o cigarro, nessas quantidades, pode ter para jovens prestes a alcançar a idade adulta.

O trabalho mostrou que essas fumadoras ocasionais têm algumas características em comum com quem fuma muitos cigarros por dia, como tendência maior para sofrer de stress psicológico e de abusar ocasionalmente de outras substâncias, como o álcool. Apesar disso, têm menos sintomas de dependência de nicotina e nem sempre fumam diariamente.

Do total de participantes, cerca de 41% não fumavam, 28% fumavam mais de 5 cigarros ao dia e, o restante, ou seja, cerca de 3.000 jovens, eram fumadoras ocasionais. Os resultados reforçam as conclusões de outras pesquisas, de que as mulheres são mais propensas a apresentarem este tipo de comportamento, que também traz riscos para a saúde.