Saúde & bem-estar

Antibióticos aumentam risco de alergias nas crianças

O uso de antibióticos tem sido um dos temas centrais das mais recentes investigações científicas. O risco associado à toma destes fármacos tem sido motivo de alerta, especialmente no que toca à eventualidade de não ser possível lutar contra as superbactérias, que se mostram cada vez mais resistentes a antibióticos.

No caso das crianças, o recurso a estes medicamentos para o tratamento de doenças está associado a um maior risco de ganho de peso e também, sabe-se agora, a uma maior probabilidade de desenvolver alergias.

Revela o El Mundo no seu site que um estudo da Universidade de Utrecht (na Holanda) vem revelar isso mesmo e alertar que o uso de antibióticos nos primeiros anos de vida pode trazer consequências no futuro, em particular eczema e alergias sazonais.

As crianças que tomaram antibióticos antes dos dois anos de idade tinham uma probabilidade de ter eczemas na idade adulta de 15% a 41%, enquanto o risco de alergias sazonais era entre os 14% e os 56%. E se os antibióticos foram a solução encontrada para mais do que um tratamento, maior era a probabilidade da criança ter uma ou ambas condições.

O estudo focou-se numa revisão científica de 22 outras investigações com um total de 394,517 participantes e outros 22 estudos com 256,609 voluntários, sendo que os primeiros focaram-se nos riscos de eczema e os restantes na probabilidade dos antibióticos darem origem a alergias. A equipa holandesa analisou ainda mais 12 investigações em que entraram 64,638 participantes com ambas as condições.