Atualidade

Theresa May é a nova primeira-ministra britânica

Toma hoje posse como nova primeira-ministra britânica na era ‘pós-Brexit’ e sem ter de passar por eleições. Theresa May, conhecida por muitos pela alcunha de ‘Rainha do Gelo’, torna-se assim na primeira mulher em 26 anos, depois de Margaret Tatcher, a assumir a liderança do Reino Unido. Sucede a David Cameron, que se demitiu na sequência dos resultados no referendo que tirou o país da União Europeia.

Theresa May, 59 anos, foi Ministra do Interior e acabou por ser a única concorrente à liderança do Partido Conservador depois da desistência de Andrea Leadsom. Nessa altura fez um discurso no qual falou em nova visão, unir o partido e o país e a necessidade de uma liderança forte.

“Em primeiro lugar, precisamos de uma nova visão ousada e positiva para o futuro do nosso país — uma visão de um país que funciona para todos e não apenas para os poucos privilegiados. Em segundo lugar, precisamos de unir o nosso partido e o nosso país. E, em terceiro lugar, o nosso país precisa de uma liderança forte, para nos orientar neste tempo de incerteza económica e política e para negociar o melhor acordo para o Reino Unido enquanto deixamos a União Europeia e forjar um novo papel para nós mesmos no mundo. Precisamos de um governo que faça uma séria reforma social — e que se torne num país que realmente funcione para todos“.

Quando era Ministra do Interior no governo de David Cameron destacou-se pela firmeza face à delinquência, aos imigrantes clandestinos e aos imãs islamitas. Chegou a criticar o alto número de imigrantes que chegava ao país e criou uma regra, em 2014, que exige que os imigrantes ganhem mais de 22 mil euros por ano se quiserem levar os cônjuges ou filhos para o Reino Unido.

Durante a campanha do Brexit apoiou o antigo primeiro-ministro, apesar de ser eurocética e ter sido muito discreta. Foi o suficiente para agradar às fações rivais do Partido Conservador.

Na semana passada pediu o apoio dos deputados conservadores de forma a dar ao país “uma liderança forte, com experiência para negociar o melhor acordo entre o Reino Unido e a União Europeia”.

Theresa May, já várias vezes apelidada de ‘nova Margaret Thatcher’, é filha de um padre anglicano e estudou geografia em Oxford. Trabalhou no Banco de Inglaterra e iniciou a carreira política nos anos 80. Entre 2002 e 2003 foi secretária-geral do Partido Conservador. Casada com um banqueiro, sem filhos e amante de sapatos excêntricos, a nova primeira-ministra do Reino Unido quer um novo papel para o país, fora da União Europeia.

Veja aqui o seu discurso quando tomou posse como líder do Partido Conservador, na segunda-feira: