Atualidade

Um morto confirmado e vários feridos em atentado no coração de Londres

Uma mulher morreu e pelo menos uma dezena de pessoas ficaram feridas, entre as quais um polícia, na sequência de dois ataques terroristas, esta quarta-feira de tarde (14h40), na capital britânica.

Segundo relatos das testemunhas, um homem seguia num automóvel a alta velocidade na ponte de Westminster, tendo começado rapidamente a circular aos ziguezagues pelo passeio, atropelando várias pessoas (uma delas morreu e outra foi resgatada do rio Tamisa, para onde terá caído ou saltado).

Houve quem visse dezenas de corpos caídos na ponte e pensasse que o barulho dos atropelamentos fosse de disparos de arma de fogo. Não se sabe, ainda, se foram também efetuados tiros pelo suspeito.

O suspeito – cuja identidade ainda é desconhecida – seguiu viagem e já perto do Parlamento foi baleado pelas autoridades, o que provocou o despiste da viatura. Ainda assim, o agressor saiu com uma faca militar, feriu mais transeuntes – incluindo um polícia – dentro do jardim contíguo ao Parlamento e logo de seguida foi abatido a tiro pelos agentes, numa zona normalmente muito policiada já que é uma das mais sensíveis de Londres.

Uma testemunha, que alertou a polícia, viu o automóvel irromper pelo passeio da ponte de Westminster e desaparecer logo depois.

A Primeira-Ministra, Theresa May, foi retirada do Parlamento em segurança. O Governo classificou estes ataques de atentados terroristas e acionou o segundo nível de alerta mais alto no país.

A Scotland Yard já falou à comunicação social, pedindo aos londrinos e aos turistas que se afastem destas zonas centrais nesta altura.

Os trabalhos na Câmara dos Comuns foram suspensos. De acordo com a Sky News há, pelo menos, dois mortos confirmados, mas a polícia só confirmou oficialmente o óbito da mulher atropelada.

Estes ataques ocorreram exatamente um ano depois do atentado no aeroporto de Bruxelas, na Bélgica. O Presidente da Comissão Europeia, Jean-Claude Juncker, que está com Marcelo Rebelo de Sousa em Bruxelas no âmbito da homenagem às vítimas desse ataque de 2016, já lamentou o sucedido. O Presidente da República português classificou os atentados em Londres de “atentados à liberdade” e salientou que é fundamental a união dos países neste momento.

Fotos e vídeos: Twitter