Cultura

Ricardo Araújo Pereira lança novo livro no Brasil

O humorista português vai lançar o livro “A Doença, o Sofrimento e a Morte Entram num Bar – Uma Espécie de Manual de Escrita Humorística” no Brasil, na edição da 14.ª Festa Internacional Literária de Paraty (Flip), que decorre de 29 de junho a 03 de julho.

O também argumentista, cronista e comentador vai partilhar a mesa “Mixórdia de temáticas”, com a argumentista e escritora Tati Bernardi, e lançar no Brasil o seu novo livro, “A Doença, o Sofrimento e a Morte Entram num Bar – Uma Espécie de Manual de Escrita Humorística”, a publicar em junho pela Tinta-da-China, antecipando a edição em Portugal, de acordo com a editora.

Segundo a programação do festival, anunciada hoje, “a bielorrussa Svetlana Alexievitch marca a presença inédita de uma autora recém-premiada com o [Prémio] Nobel” da Literatura, atribuído no ano passado pelas extensas reportagens da autora, que sobrepõem longos depoimentos escritos na primeira pessoa.

O curador da Flip2016, Paulo Werneck, disse que a mesa de abertura do festival, a 29 de junho, contará com o poeta Armando Freitas Filho e o cineasta Walter Carvalho, que vai exibir um documentário durante a festa, e Mauro Munhoz, o diretor-presidente da Associação Casa Azul, entidade que organiza o festival, prometeu “fazer mais com menos”, este ano, durante a sessão de apresentação, hoje realizada.

A edição deste ano presta homenagem à poetisa Ana Cristina Cesar (1952-83), ou Ana C., como assinou, que “foi uma observadora atenta de documentários de escritores, algo que ela inclusive estudou”, adiantou a organização.

O festival destacará também a ficção latino-americana do mexicano Álvaro Enrigue e do mineiro Marcílio França Castro, e reunirá ainda o médico Henry Marsh, a neurocientista Suzana Herculano-Houzel, o romancista holandês Arthur Japin e o artista plástico Guto Lacaz, em torno da literatura.

No cartaz do evento constam também o norte-americano Bill Clegg, o galês Irvine Welsh, a mexicana Valeria Luiselli, a inglesa Kate Tempest e os brasileiros Heloisa Buarque de Hollanda, Ramon Nunes Melo, Sérgio Alcides, Vilma Arêa e J.P Cuenca.

Para finalizar o festival, a FLIP, que se realiza desde 2003, terá a tradicional mesa “Livro de Cabeceira”, em que autores convidados leem trechos de suas obras favoritas.