Atualidade

Polémica de Cid com transmontanos “cancelou” concerto em Alfândega da Fé

Tudo começou este domingo, dia 29 de maio, quando o “Canal Q” repetiu uma edição do antigo programa “Showmarkl”. Nesse episódio especial de 2010 (!), José Cid, enquanto convidado, teceu algumas considerações nada abonatórias sobre o povo transmontano. O apresentador riu-se de algumas delas e, agora, há uma fúria incontrolável a cair sobre os dois.

Como primeiras consequências da referida reposição, José Cid suspendeu a sua página no Facebook, Nuno Markl ameaçou fazer o mesmo depois de ter sido insultado e ameaçado na sua e, ainda na internet, espaço por onde toda esta polémica se tem alastrado, atá já corre uma petição com a exigência de um pedido de desculpas. Tudo isto já para não falar de uma manifestação marcada para 11 de junho em Alfândega da Fé, no distrito de Bragança, região de… Trás-os-Montes, onde o cantor atuaria nesse mesmo dia, na Festeja da Cereja. Esse concerto foi, entretanto, cancelado pela edilidade.

Atente, então, às palavras de José Cid que estão na base de toda este efeito dominó:

“Eu, às vezes, digo na brincadeira que deviam fazer uma muralha da China entre Trás-os-Montes para não deixarem passar alguma música que vem de lá. Porque, efetivamente, é um prejuízo para a cultura popular portuguesa. Essas pessoas do Portugal profundo já deviam ter evoluído. Vêm de excursões, pessoas que nunca viram o mar, para o Pavilhão Atlântico, pessoas assim, medonhas, feias, desdentadas. E isso, efetivamente, não é Portugal…”

Ora, perante toda esta situação, Nuno Markl sentiu-se na necessidade de reagir, não só para fazer a sua defesa, mas também para repor a verdade dos factos. E foi isso mesmo que fez, na sua página no Facebook

Parece não ter sido suficiente, pelo que Markl voltaria mais tarde à mesma rede social para deixar um pedido de desculpas.

O ponto final do apresentador neste assunto foi posto há poucos minutos, neste dia 30 de maio. Numa altura em que o seu nome, bem como o de José Cid, já integra os “topic trends” do Twitter, em Portugal, Markl denunciou uma das ameaças feitas à sua integridade física.