Atualidade

Vídeo: Jovens transmontanos produziram música de retaliação a José Cid

“Triste a maneira como nos identifica”, ou “É só mais um banana a falar mal desta região”, e ainda “Quem te dera a ti pertencer ao nosso reino maravilhoso” são alguns dos versos do rap produzido por um grupo de jovens de Trás-os-Montes, que serve de resposta às polémicas declarações feitas por José Cid, há seis anos, no Canal Q.

O videoclipe do rap intitulado “República das Bananas 2k16”, do grupo “Eco Transmontano”, foi partilhado na internet e já se tornou viral. No texto que acompanha a divulgação do tema, no Youtube, o grupo explica o que motivou esta retaliação.

“Este vídeo é uma resposta às afirmações insultuosas de um “artista” português – que nem merece ser mencionado -, que têm incendiado as redes sociais na última semana. Afirmações essas que geraram um revolta (quase) geral do povo transmontano, que foram os atacados, de onde resultaram mensagens de protesto contra o “artista”, cancelamento de concertos, manifestações, páginas anti, e inclusive a suspensão da página oficial do “artista” por uns dias”, começaram por escrever.

E prosseguiram em tom crítico: “As afirmações além de injuriosas e absurdas, relativamente às características físicas dos transmontanos, visando criar um estereótipo, contra a honra e dignidade do povo transmontano, foram de todo, injustas, sendo esta uma região onde o artista vai buscar uma grande parte do seu rendimento.”

Recorde-se que, no referido programa, José Cid afirmou que “deviam fazer uma muralha da China em Trás-os-Montes” por forma a travar “alguma música que vem de lá”, considerando que os naturais dessa região são “pessoas medonhas, feias e desdentadas.”