Cultura

Campanha “esmagadora” leva quadro de Domingos Sequeira ao Museu Nacional de Arte Antiga

Ao longo de seis meses, a campanha pública, inédita no país, conseguiu ultrapassar os 600 mil euros para comprar “A adoração dos Magos”(1828), do pintor português Domingos António Sequeira (1768-1837), que ficará na nova exposição permanente do MNAA, a partir de julho.

“Esta é uma conquista de todos e para todos os portugueses, que colocou um importante quadro no lugar certo”, disse o diretor do Museu Nacional de Arte Antiga (MNAA), numa conferência de imprensa realizada no museu, com a presença do ministro da Cultura, Luís Filipe Castro Mendes, e de vários parceiros da iniciativa.

O diretor do MNAA agradeceu aos parceiros envolvidos na campanha e às 172 entidades e mais de 15 mil doadores particulares que fizeram donativos para comprar o quadro, sublinhando o facto de o valor ter sido conseguido três dias antes do final da campanha, que termina no sábado, “sem ser necessária a intervenção do Estado”.

“Esta campanha atingiu uma escala insólita e esmagadora. Foi uma onda de grande generosidade”, salientou António Filipe Pimentel, acrescentando que representa “um ato de cidadania que muitos não acreditaram que fosse possível em Portugal”.

O quadro vai continuar em exposição, no hall de entrada do museu, na rua das Janelas Verdes, até sábado, último dia da campanha.

Será depois retirado para ser restaurado, e regressará ao museu a 21 de maio, para ser exibido na Noite dos Museus, altura em que será realizada uma festa de celebração do resultado da campanha.

“A adoração dos Magos” será depois guardada e irá fazer parte da nova exposição permanente do MNAA, no terceiro piso, que se encontra em obras de renovação, reabrindo em julho próximo.

“A Adoração dos Magos” pertence, a partir de hoje, ao Grupo dos Amigos do MNAA, um dos parceiros principais da campanha, que recebeu as doações na sua conta, e que irá depois fazer a doação ao museu, que passará a ser o proprietário, ao fim de cerca de 200 anos nas mãos de privados.

Quanto ao valor final da angariação – que só termina no sábado -, só será conhecido na totalidade dentro de uma semana, segundo o museu, e o excedente dos 600 mil euros, de acordo com o regulamento da campanha, será usado para a aquisição de outra obra para o MNAA.

Por seu turno, o ministro da Cultura, Luís Filipe Castro Mendes, disse que gostaria de ver replicada noutras instituições públicas “esta campanha exemplar, de como se consegue mobilizar e sensibilizar a sociedade para a cultura”.

Esta foi a primeira campanha em Portugal de angariação de fundos para a aquisição de uma obra de arte para um museu público, e contou com a contribuição de milhares de cidadãos, a título individual, instituições, empresas, fundações, escolas, juntas de freguesia e câmaras municipais.