Cultura

Obra da coleção de Serralves suspensa no Palácio da Bolsa

O Museu de Arte Contemporânea de Serralves leva ao Palácio da Bolsa, no Porto, a obra Gate (Portão), de Monika Sosnowska, integrada na Coleção de Serralves desde 2015. A escultura em aço, com mais de quatro metros de altura, está suspensa na Escadaria Nobre do Palácio e pode ser vista todos os dias, das 9h00 às 18h30.

Esta apresentação é resultado de uma parceria entre a Associação Comercial do Porto e o Museu de Serralves ao abrigo do qual obras da Coleção de Serralves são apresentadas nos interiores históricos do Palácio da Bolsa ao longo do ano.

A inauguração da exposição, que decorreu ontem, contou com a presença da presidente da Fundação de Serralves, Ana Pinho, do presidente da Associação Comercial do Porto, Nuno Botelho, entre outros convidados.

Monika Sosnowska nasceu em 1972 na Polónia e tem exposto o seu trabalho em algumas das mais importantes instituições artísticas mundiais. O Museu de Serralves apresentou em 2015 a sua primeira exposição em Portugal, “Arquitetonização”.

Em Gate, a artista transforma uma vedação e um portão de metal vulgarmente usados para separar o espaço público do espaço privado numa escultura suspensa e aparentemente abstrata. Retorcido e comprimido, dissociado da sua função original, o portão transforma-se numa forma flutuante de curvas sinuosas e rede transparente.