Saúde & bem-estar

O que não deve fazer assim que acorda

Nem todos gostam de acordar cedo, mas mesmo para aqueles que têm facilidade em madrugar, há coisas que não deve fazer, pois podem levar a que tenham um dia pouco produtivo. O “Business Insider” elaborou uma lista de erros que se devem evitar quando acorda. Ora veja:

1. Fazer as coisas instintivamente
Fazer determinadas tarefas instintivamente, durante a manhã, não é boa ideia. A nossa força de vontade é limitada, logo é importante conservá-la para quando efetivamente precisa dela. Para facilitar, o ideal é manter sempre a mesma rotina quando acorda para que as tarefas das primeiras horas do dia se tornem automáticas.

2. Adiar o alarme
Especialistas em sono dizem que adiar o despertador é uma má escolha e pode fazer com que passe o resto do dia meio “grogue”. Faça os possíveis para se levantar assim que o despertador toca para tornar o seu dia mais agradável.

3. Manter-se curvado
Assim que acorda de manhã é importante espreguiçar-se ou, pelo menos, esticar o corpo. Amy Cuddy, psicóloga de Harvard, explica que espreguiçar-se, enquanto ainda está deitado, é uma maneira de ganhar confiança para o começo de um novo dia.

4. Vestir-se no escuro
Vestir-se no escuro pode dar a indicação ao seu corpo de que ainda é noite e pode fazer com que fique ainda mais abatido durante o dia. Por isso, acenda a luz ou levante as persianas assim que acorda.

5. Ver os emails
É importante evitar olhar para os emails que recebeu nas horas anteriores assim que acorda. Vai acabar por ficar “preso” em todas as coisas que vai ter de fazer ao longo do dia.

6. Deixar a cama por fazer
Charles Duhigg, autor do livro “The Power of Habit”, defende que fazer a cama é extremamente importante e que dá início a uma série de bons hábitos ao longo do dia.

7. Beber café
Beber café demasiado cedo diminui a produção de cortisol no seu corpo, fazendo com que sinta que tem menos energia.

Tópicos: