Lifestyle

Saiba como evitar roubos através do multibanco

Embora não seja um dos crimes mais comuns, o roubo de dados pessoais é uma arma poderosa dos ladrões tecnológicos, que aproveitam para assumir a identidade da vítima e causar grandes prejuízos.

Por isso, esteja atento e evite cometer pequenos erros que poderão pô-lo à mercê dos ‘amigos do alheio’ ao fazer tarefas tão corriqueiras como levantar dinheiro no multibanco.

Se quer proteger-se e evitar que o seu cartão ou outras informações sejam utilizadas siga algumas dicas consideradas pela ‘Just Wow’:

– Opte por fazer as operações dentro das agências: as caixas dentro das agências são bastante mais seguras. Uma vez que o espaço é vigiado, é mais difícil montar leitores de cartões nas máquinas dentro de portas. E não se esqueça de nunca, nem por simpatia, abrir a porta da agência. Os leitores de cartões à entrada são uma das mais importantes medidas de segurança.

– Esconda sempre o seu PIN: Levantar dinheiro numa caixa multibanco ou usar o cartão para pagar as compras são atos tão rotineiros que muitas vezes nos desleixamos na altura de confirmar o PIN. Evite distrair-se a conversar e tente sempre proteger o teclado com o corpo ou a mão livre.

– Não deite o recibo fora perto do local onde fez a operação: Se pensa que não existe informação relevante nos papéis que saem do multibanco está enganado. Com apenas um nome e parte do número de conta, podem fazer-se muitos estragos. Para além disso, guardar os recibos é uma excelente ideia caso precise de provas para inverter um erro bancário. Se de facto não precisa do talão escolha a melhor de duas opções: rasgue-o de imediato ou simplesmente selecione a opção para prescindir do mesmo.

– Se suspeitar que a caixa que usa foi alvo de algum “pirata informático” e está comprometida, não a utilize. Para se certificar pode sempre passar os dedos pelo leitor do cartão para tentar perceber se há alguma coisa solta ou irregular. Se descobrir algo estranho, informe o seu banco e procure efectuar a transacção noutra caixa.

– Atenção às compras online: as compras pela internet são frequentemente alvo de fraudes, uma vez que o cartão de crédito físico não está presente, não existindo assim o perigo de serem apanhados pelas câmaras de vigilância, pela polícia ou pelo próprio titular do cartão. O perigo deste tipo de fraude é o facto de não ser detectada no momento, mas apenas mais tarde no extracto da conta. Se tem por hábito comprar produtos desta forma, opte por utilizar cartões virtuais como o MB Net, por exemplo, que pode gerar um cartão único para uma compra, estabelecendo um limite máximo para o mesmo.
O ideal seria ter um cartão destinado exclusivamente a compras online. Desta forma, poderá cancelá-lo se detectar algo suspeito, mantendo o cartão de crédito principal seguro.

Agora que está mais alerta para a importância da segurança e do controlo das suas contas, uma das melhores medidas de prevenção é verificá-la regularmente. Não facilite!