Cultura

Museu de Arte Antiga encerra terceiro piso para remodelação

O Museu Nacional de Arte Antiga (MNAA), em Lisboa, encerra esta terça-feira, dia 5, o terceiro piso ao público para obras de remodelação, que deverão estar concluídas em maio, com nova museologia das coleções de pintura e escultura portuguesas.

José Alberto Seabra, diretor-adjunto do MNAA, indicou que as peças habitualmente expostas ficarão guardadas, exceto os Painéis de São Vicente, que vão ser colocados no piso 1 do museu, a partir de sexta-feira.

“É uma obra chave do museu e muito procurada pelos visitantes portugueses e estrangeiros”, adiantou à agência “Lusa”, sobre os painéis de Nuno Gonçalves, considerados uma obra-prima da pintura portuguesa quinhentista.

Os painéis – de grandes dimensões – vão ser colocados na sala 55 do primeiro piso do MNAA, para serem vistos pelo público.

As obras no terceiro piso do museu vão começar a 11 de janeiro, e a data prevista para a reabertura, com o piso remodelado, é o mês de maio, segundo o responsável.

O projeto tem como objetivo aumentar a exposição permanente de pintura e escultura portuguesas, de uma centena de obras significativas para cerca de 300 destas peças do acervo do museu.