Cultura

Vídeo: Veja como vai ficar a Sagrada Família no final das obras

Começou a ser construída em 1883 pelo arquiteto catalão Antoni Gaudí. Em 1936 a Guerra Civil espanhola deixou-a muito danificada, obrigando à sua reconstrução.

O processo tem sido longo, mas agora já há uma data para o final das obras na Basílica da Sagrada Família, em Barcelona: 2026. Precisamente 100 anos depois da morte de Gaudí.

Faltam portanto dez anos para que a construção termine. Neste espaço de tempo vão-se elevar as seis torres centrais, em pedra.

Apesar de ainda não estarem terminadas, podemos ter já uma ideia do aspeto final, uma vez que a equipa de arquitetos responsável por esta tarefa magnânima tem vindo a divulgar o processo de criação das torres, em 3D, no site da Sagrada Família.

No vídeo mais recente vê-se isso mesmo:

Gaudí inspirou-se nas formas da natureza para construir a sua obra. Tal é visível claramente nas colunas inclinadas bifurcadas em forma de árvore.

O autor dedicou 40 anos da sua vida a este projeto complexo. Apesar de ter morrido sem ver a conclusão, deixou indicações do que pretendia, como por exemplo que a luz do interior devia ser harmoniosa, realçar a plasticidade da nave e, principalmente, induzir à introspecção e recolhimento espiritual.

Falta-nos esperar até 2026 para que “as torres subam até ao céu e se finalize a parte arquitetónica da Sagrada Família”.

Veja algumas das fotografias deste processo:

Fotos: Facebook oficial da Sagrada Família