Cultura

Cinema: Estreias de 8 de outubro

“Black Mass – Jogo Sujo”
Sinopse: John Connoly e James “Whitey” Bulger cresceram juntos nas ruas de South Boston. Décadas mais tarde, em meados da década de 1970, os seus caminhos iriam cruzar-se novamente.
Até então, Connolly era uma figura importante no escritório de Boston do FBI e Whitey havia-se tornado padrinho da máfia irlandesa. O que aconteceu depois – uma conspiração para derrubar a máfia italiana em troca de proteção para Bulger – levaria a uma espiral de assassinatos, tráfico de droga, acusações de extorsão, e, em última análise, ao maior escândalo de sempre envolvendo informadores do FBI.

Atores: Johnny Depp, Joel Edgerton, Tom Hardy, Guy Pearce, Dakota Johnson, Jesse Plemons, Juno Temple
Realização: Scott Cooper
Género: Drama
Veja o trailer:

“’71”
Sinopse: O soldado britânico Gary Hook (Jack O”Connell) é acidentalmente abandonado pela sua unidade durante um motim nas ruas de Belfast.
Incapaz de distinguir amigos de inimigos, é obrigado a sobreviver sozinho, durante a noite, e encontrar o seu caminho de regresso à segurança, através de um ambiente hostil.

Atores: Jack O’Connell, Paul Anderson, Sean Harris, Sam Reid, Sam Hazeldine, Charlie Murphy, Valene Kane, David Wilmot, Killian Scott, Ben Peel, Richard Dormer, Martin McCann
Realização: Yann Demange
Género: Ação
Veja o trailer:

“Ma ma”
Sinopse: Magda é uma professora desempregada que, após ser diagnosticada com cancro de mama, reage mostrando a sua força interior, mesmo nos momentos em que tudo parece impossível…

Magda e os que lhe são mais próximos, deparam-se com situações difíceis, mas serão capazes de roubar um sorriso uns aos outros, vivendo momentos de alegria e felicidade.
É então que o maior desafio surge, quando, com poucos meses de vida, Magda descobre que está grávida…

Atores: Penélope Cruz, Luis Tosar, Jon Kortajarena, Asier Etxeandia, Ciro Miró, Samuel Viyuela, Norberto Trujillo B.
Realização: Julio Médem
Género: Drama
Veja o trailer:

“Por Aqui e Por Ali”
Sinopse: Após ter passado duas décadas na Inglaterra, o escritor de viagens Bill Bryson (Robert Redford) está de regresso aos Estados Unidos.
Em vez de aproveitar a companhia da bela e amorosa esposa (Emma Thompson) e da restante família, decide que a melhor forma de recuperar os laços com a pátria passa por uma caminhada pelo trilho dos Montes Apalaches, 3.540 kms através de algumas das mais intocadas, espetaculares e acidentadas paisagens da América.
Infelizmente para ele, a paz e tranquilidade que esperava encontrar não passa de um sonho desde o momento em que a única pessoa disposta a acompanhá-lo na caminhada é Katz (Nick Nolte), um mulherengo inveterado que depois de uma vida a enganar meio mundo, vê na viagem a forma de escapar a algumas dívidas e a hipótese de uma última aventura antes que seja tarde demais.

Atores: Robert Redford, Nick Nolte, Emma Thompson, Nick Offerman, Kristen Schaal, Chrystee Pharris, Sandra Ellis Lafferty, Hayley Lovitt, Derek Krantz, Andrew Vogel, Linds Edwards, R. Keith Harris, John Kap
Realização: Ken Kwapis
Género: Comédia
Veja o trailer:

“Regressão”
Sinopse: Minnesota, 1990. O detective Bruce Kenner (Ethan Hawke) investiga o caso da jovem Angela (Emma Watson), que acusa o pai, John Gray (David Dencik), de um crime grave.
Quando, inesperadamente, John admite a sua culpa, é pedida a intervenção do Dr. Raines (David Thewlis), um famoso psicólogo, a fim de o ajudar a recuperar as suas memórias.
O que descobrem, revela um terrível mistério que atravessa todo o país.

Atores: Ethan Hawke, Emma Watson, Aaron Ashmore, Devon Bostick, David Thewlis, Dale Dickey, Aaron Abrams, Adam Butcher
Realização: Alejandro Amenábar
Género: Thriller
Veja o trailer:

“The Walk – O Desafio”
Sinopse: A história do acrobata francês Phillipe Petit que em 1974 tentou a travessia entre as Torres Gémeas do World Trade Center no arame.
Com pouco mais do que coragem e ambição, Petit e o seu grupo ultrapassam obstáculos físicos, traições e inúmeras tentativas falhadas para executarem o seu louco plano.

Atores: Joseph Gordon-Levitt, Ben Kingsley, Charlotte Le Bon, Ben Schwartz, James Badge Dale, Steve Valentine, Mark Camacho, Sergio Di Zio, Clément Sibony, Kwasi Songui, Melantha Blackthorne, Benedict Samuel, Jason Blicker, Larry Day, Karl Graboshas
Realização: Robert Zemeckis
Género: Drama
Veja o trailer:

“Uma Nova Amiga”
Sinopse: Uma mulher faz uma descoberta surpreendente acerca do marido da sua falecida melhor amiga.

Atores: Anaïs Demoustier, Romain Duris, Raphaël Personnaz, Isild Le Besco, Aurore Clément
Realização: François Ozon
Género: Drama
Veja o trailer:

“As Mil e Uma Noites: Vol. 3 – O Encantado”
Sinopse: Num País Europeu em crise, Portugal, um realizador propõe-se a construir ficções a partir da miserável realidade onde está inserido. Mas, incapaz de descobrir um sentido para o seu trabalho, foge cobardemente, dando o seu lugar à bela Xerazade.
Ela precisará de ânimo e coragem para não aborrecer o Rei com as tristes histórias desse país! Com o passar das noites, a inquietude dá lugar à desolação e a desolação ao encantamento. Por isso, Xerazade organiza as histórias que conta ao Rei em três volumes. Começa assim: “Oh venturoso Rei, fui sabedora de que num triste país entre os países…”

Sinopse do volume 3: No qual Xerazade duvida que ainda consiga contar histórias que agradem ao Rei, dado que o que tem para contar pesa três mil toneladas. Por isso foge do palácio e percorre o Reino em busca de prazer e encantamento. O seu pai, o Grão-Vizir, marca encontro com ela na roda gigante, e Xerazade retoma a narração : ” Oh venturoso Rei, fui sabedora que em antigos bairros de lata de Lisboa, existia uma comunidade de homens enfeitiçados que, com rigor e paixão, se dedicava a ensinar pássaros a cantar … “. E vendo despontar a manhã, Xerazade calou-se.

Atores: Crista Alfaiate, Joana de Verona, Luísa Cruz, Gonçalo Waddington, Teresa Madruga, João Pedro Bénard
Realização: Miguel Gomes
Género: Drama
Veja o trailer: