Lifestyle

Ir de férias com animais de estimação é uma tendência em crescimento

Um estudo europeu revelou dados sobre o comportamento e perceções dos donos de cães e gatos quando se trata de ir de férias.

A pesquisa o demonstra que passar férias com os animais de estimação é uma tendência em crescimento: 1 em cada 4 donos de cães e gatos (26%) na Europa, escolhe o local de férias na condição de poder levar os animais de estimação. O inquérito realizado a 3002 donos de animais na Alemanha, Espanha, França, Itália, Portugal e Reino Unido revelou 1 em cada 5 inquiridos refere que é hoje mais fácil que nunca fazer férias com os animais de estimação.

Contudo, o estudo enumera alguns obstáculos para quem decide levar os animais de férias: encontrar alojamentos que aceitem animais: é a principal barreira para quase metade dos donos de cães e gatos (48%) e as questões logísticas como período de quarentena (33%) para quem viaja para fora e custos proibitivos das viagens com animais (25%) são outras duas das razões mais referidas.

Em toda a Europa, o principal motivo para levar os animais de estimação nas férias, é o sentimento de culpa em deixá-los para trás, particularmente entre os donos de cães. 17% dos donos europeus diz que não pode desfrutar das férias sem levar o seu animal, enquanto o grupo etário dos 18 aos 24 é o que sente mais culpa em deixar os animais para trás (37%). Este grupo é ainda o que tem maior probabilidade de cancelar uma viagem de férias se não puder levar o animal. Esta tendência também se observa junto das pessoas mais velhas, já que 22% dos inquiridos com mais de 65 anos afirmam que não conseguem aproveitar uma viagem em pleno sem o seu animal de estimação.

O estudo também revela que os cães são os “turistas” mais frequentes entre os animais, uma vez que mais de metade dos donos (54%) já levou o seu amigo canino de férias anteriormente. Em média, mais de um quarto (26%) dos donos de gatos leva os animais, mas os felinos franceses são os que viajam mais, com aproximadamente um terço (29%) dos franceses a referir que já levou os seus gatos nas férias.

Os donos de animais mais dedicados na Europa encontram-se em Espanha e Portugal. Os portugueses são os que mais consideram os animais como parte da família (59%), seguidos de perto pelos espanhóis (56%).