Saúde & bem-estar

Investigação relaciona ingrediente de refrigerantes a cancro

Uma pesquisa recente realizada pelo Johns Hopkins Center ligou uma substância – 4 methylimidazole – usada em alguns refrigerantes para lhes dar cor, ao aparecimento de cancro.

De acordo com os cientistas, os consumidores deste tipo de bebidas estão a ser expostos a “um risco de cancro evitável e desnecessário”, levantando questões sobre o porquê de se continuar a usar um caramelo colorizante nos refrigerantes.

No entanto, não conseguem afirmar qual destas bebidas vendidas no mercado deve ser consumida em detrimento das restantes, ou tirar conclusões relativamente a qual a marca que mais insiste no uso desta substância.

Conforme é explicado, muitas marcas nos Estados Unidos, para tentar evitar que as embalagens dos seus produtos contivessem um aviso sobre a possibilidade de contrair cancro, mudaram as suas receitas, apesar de afirmar que o 4-MEI não apresentava qualquer risco para os humanos.

A análise feita refere que as pessoas que consumem estas bebidas estão a ser expostas a um risco desnecessário pelo que, os governos e as marcas, “deviam tomar medidas para proteger a saúde pública”, afirma Urvashi Rangan, da “Food Safety and Sustainability Center”.