Saúde & bem-estar

Uso de cigarros eletrónicos cresce entre adolescentes

Uma nova pesquisa descobriu que o uso do cigarro eletrónico entre adolescentes ultrapassou o uso dos cigarros tradicionais à medida que o tabagismo continua em declínio.

Defensores da saúde dizem que a tendência de uso do cigarro eletrónico é perigosa porque está a popularizar o tabagismo novamente. Também temem que isso possa levar a um aumento do consumo de tabaco, embora os novos dados não mostrem isso.

O levantamento, divulgado pelo Instituto Nacional de Abuso de Drogas, mediu o uso de drogas e álcool usados este ano entre os alunos do ensino básico e secundário em todos os EUA. Mais de 41 mil estudantes de 377 escolas públicas e privadas participaram. É uma das várias pesquisas nacionais e, e a mais atualizada.

Foi a primeira vez que a pesquisa mediu o uso de cigarros eletrónicos, portanto, não há dados comparativos sobre a mudança ao longo do tempo. “Os números são surpreendentes”, disse Matthew L. Myers, presidente da Campaign for Tobacco Free Kids, um grupo de defesa da saúde.

A pesquisa revelou que 17% dos alunos do 12º ano relataram o uso de cigarros eletrónicos no mês passado, em comparação com 13,6% que relataram ter fumado um cigarro tradicional. Entre os alunos do 10º ano, o relato de uso de cigarros eletrónicos foi de 16%, em comparação com 7% de cigarros tradicionais. E entre estudantes do 8º ano, 8,7% relataram o uso de cigarros eletrónicos e apenas 4% disseram ter fumado um cigarro no último mês.

Uma pesquisa sobre o uso de tabaco entre jovens, realizada em 2013 pelos Centros Federais de Controlo e Prevenção de Doenças, e divulgada em novembro, descobriu que a parcela de estudantes americanos de ensino médio que usam cigarros eletrónicos subiu de 2,8% em 2012 para 4,5% em 2013. A percentagem de alunos do ensino médio que usa cigarros eletrónicos permaneceu estável em 1,1% em relação ao mesmo período.

A diferença entre os dois conjuntos de resultados foi substancial, e os investigadores esforçaram-se para explicá-la. Ambas são pesquisas federais amplas e confiáveis que têm história, e as suas metodologias não diferem muito. O instituto de abuso de drogas usa as séries escolares separadamente, enquanto os centros de doenças combinam as séries, o que pode responder em parte pela diferença.

Alguns especialistas dizem que os novos dados sugerem que a taxa pode ter aumentado substancialmente desde 2013, embora seja impossível saber ao certo até que o CDC divulgue os seus dados de 2014.

Cigarros eletronicos